Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

sexta-feira, 28 de março de 2008

Tentações

Ontem foi dia de jantar com amigos cá em casa. Fiz arroz de pato e acabei por não ter tempo para fazer algo à parte para mim. Comi 3 colheres de sopa do arroz, ignorei o chouriço e servi mais salada. Portanto, também não foi quantidade para engordar ninguém. Apesar de também não ser comida para emagrecer. Fiquei satisfeita porque não me custou nada não comer mais e acabou por servir para variar.

Hoje é dia de jantar com amigas...amanhã é dia de almoço com amigos e acho que será também dia de jantar com amigos...e adivinhem quem vai comer peixinho grelhado?! ;-)

Não tive tempo para o exercício. Limpar a casa de uma ponta à outra serve? rss

quarta-feira, 26 de março de 2008

Amor maternal

Gatinho mai'lindo da sua doninha está com a telha.
Doninha também.
Gatinho mai'lindo costuma estar com a telha quando está indisposto com algo que comeu.
Doninha está indisposta.
Gatinho mai'lindo da sua doninha vomita o jantar.
Doninha assiste e solidária vomita o jantar.
Raios parta o período!

Mas a luta continua ;)

A alimentação continua ok. Mas tenho que comer mais nos lanchinhos porque hoje sinto-me esganada! Coisas da menstruação. É habitual acontecer-me. Mas como tenho escolhido alimentos adequados (mais fruta, mais iogurte de soja com cereais, fiambre de frango e peru e bolachas de arroz integral sem sal) e sem exageros , não vai haver estrago. Antes isso, do que andar para aqui morta de fome e depois correr o risco de, mais tarde, me borrifar para a dieta e comer o que apanhar pela frente. É o que chamo de atitude preventiva. ;) Se, por isso, não perder peso por uns dias, no problema! Já perdi mais do o suficiente por este mês! 5, 800 kg na última pesagem :))

Hoje não há elíptica. Ontem o joelho inchou e doeu um bom bocado. Há uns anos atrás magoei ambos os joelhos num acidente. Volta e meia chateiam. Agora com este peso todo e anos de sedentarismo, estava à espera do quê?! O pé também inchou qualquer coisa, mas nem liguei. É habitual e não é raro fartar-de de inchar em dias em que não mexo o rabo da cadeira para nada. Portanto, um inchaço levito parece-me normal. O do joelho é que não.

Enfim...vou dar um voltinha mais curta, sem abusos e em terreno plano só para não perder totalmente o ritmo. E como o corpo é que manda, quando recomeçar com a elíptica vou diminuir o tempo. Ontem aprendi que o meu corpo precisa de mais tempo para se (re)adaptar.

Dia não!

Estou com o período.
Sinto-me inchada.
Doem-me os rins e a cabeça.
Dormi mal.
Estou enjoada.
Mulher sofre...arre!

No mais descrições

Não vou mais postar tudo o que como...
Não há paciência!

Grrrrrrr!!!

Deixei cair a balança.
A balança está moribunda.
E eu nem estava zangada com ela...

terça-feira, 25 de março de 2008

Mais um dia ok

Cansada e sem paciência para mais, fico-me pelo "relatório" do dia e pouco mais.

(PS - Continuo contente e determinada! ;) )

Alimentação:

Almoço: Peito de frango light com caril*

salada de agrião, rebentos de soja e cebola

1 fatia de manga


Jantar: Dourada grelhada

2 c/sopa de arroz integral

prato de salada de agrião, maçã e banana


Pequenas refeições: ora iogurte de soja de ameixa ou de frutos vermelhos com 2 c/sopa de flocos de quinoa ora bolachas de arroz integral s/sal com fiambre de peru ou ameixas.

Intervalos 2,5/3 horas entre refeições.


Exercício:

35 minutos de elíptica.


*Receita inventadex na hora e às pressas, mas como me soube bem fica aqui como mais uma alternativa:
Panela ou frigideira anti-aderente untada com azeite. Juntar cebola muito picada, dourar um pouco (ir salpicando com água se secar muito) e juntar peito de frango cortado em pedacinhos (tipo strogonoff). Temperar com sal, alho em pó e caril a gosto. Juntar um pouquito de água e deixar cozinhar mais um pouco. Fazer o molho acrescentando leite de soja (ou leite de vaca magro, para quem pode), depois ir polvilhando com um pouquinho de farinha para engrossar e mexendo rápido para não grumar (usei farinha integral de espelta, já que não posso comer trigo nem amido de milho).

Peso Vs Volume

Pois é...a balança não tem mexido muito nos últimos dias, mas as calças estão cada vez mais largas. :)))

Moral em alta

Estou contente!
Não sinto fome alguma. Tenho conseguido encontrar a dose certa para ir perdendo peso, mas sem sentir fome ou desejos de comer coisas que não devo.

Não é que o queijinho no frigorífico não me tenha tentado...o meu alimento favorito é sempre a prova de fogo. Mas logo me lembrei que sou intolerante aos lacticinios -coisa que ignorei vezes DEMAIS, até porque a descoberta das minhas intolerâncias alimentares é coisa com poucos anos e até aqui não me adaptei bem à ideia - e que me propus, não só a perder peso, mas a ganhar saúde. Se me sinto saciada com o que estou a comer, se começo a sentir-me melhor, apesar de tanta coisa ainda estar a funcionar mal (fígado, vesicula, intestinos, etc...:-S), porquê estragar tudo só para comer o raio do queijo?! Ná....desta vez, quem mandou fui eu e não o queijo..ehehe Acabei por borrifar-me para ele. E tem sido assim com tudo, desde que comecei, há 23 dias. Por enquanto, não há asneira alguma a registar! Yupiiii!

É bom quando conseguimos fazer aquilo a que nos propomos. E fica aqui registada a minha satisfação para vir ler no dia em que a vontade de asneirar for mesmo muita...rss
Que esse dia há-de chegar...chega sempre. ;)

Quanto ao exercício, acho que a elíptica foi um bom investimento. Comprámos a semana passada. Fiquei satisfeita com o progresso, até porque, neste momento, o meu objectivo não era propriamente o de perder peso com ela. A caminhada funciona melhor já que me aguento a fazê-la durante mais tempo. O objectivo é ir preparando o organismo aos poucos para mais tarde servir também essa função. Primeiro, preciso ir aumentando a capacidade cardiovascular que está uma miséria e ir preparando as pernocas e o pé lesado para futuramente começar a exercitar-me mais a sério.

A escrever isto dei-me conta que gostava tanto, mas tanto, de voltar a estar em forma. Não só magra, mas em forma mesmo. Poder voltar a correr sem deitar os bofes pela boca. rs

Um dia eu chego lá!
E a preparação para esse dia já começou. ;)
E vai continuar por muito, muito tempo....que estas coisas demoram.

Relatório do dia

Alimentação: ok

Almoço: 3 c/sopa de arroz integral
bifinho de vaca grelhado
prato de salada (escarola, rabanetes, chicória, radichio e cebola)
Jantar: 2 c/sopa de arroz integral
salmão grelhado
prato de salada (agrião, rabanetes, rebentos de soja e cebola)
1 fatia de manga
Pequenas refeições: Ora iogurte de soja com 2 c/sopa de cereais integrais (flocos de quinoa) ora fruta (ora maçã ora ameixas) e bolachas de arroz integral sem sal ora Bolachinha de arroz integral com peito de peru

Exercício:

30 mns de elíptica, seguida de descida de escadas (10 andares) e uma volta pelo quarteirão. Não contei o tempo...esqueci o relógio. Mas foi curta e na calma. O objectivo era fazer o corpo retornar ao estado de calmia.

Para quem achou que não conseguiria fazer mais de 5 ou 10 mns de elíptica -o tempo a que me propus há uns dias - não foi nada mau. ;) Na verdade, para meu espanto, senti que conseguia continuar mais um pouco. Mas achei melhor não ultrapassar os 30 minutos por causa das ditas tendinites.

Depois de estar anos sem levantar o rabo da cadeira e com um monte de kilos a mais, não se pode querer correr logo a maratona. rss Tem que ir com calma e bom senso. ;)

domingo, 23 de março de 2008

Meta do dia cumprida

Uma hora de caminhada que me mostrou aquilo que eu já sabia, mas não queria saber: o esforço, de facto, compensa. Não vale a pena ficarmos em casa a chorarmo-nos por estarmos gordíssimas ou por arfarmos ao fim de 2 ou 3 andares de escadas. Não vale a pena ficar a suspirar pelo tempo em que eramos magras e tinhamos fôlego de desportista. Nem a curtir a culpa que sentimos por tudo o que fizemos mal. Há é que assumir a responsabilidade e fazer por mudar.

Hoje o meu companheiro foi comigo. Aproveitámos para ir conhecer melhor a zona, já que mudámos de casa recentemente. Isso fez com que o percurso fosse mais complicado que o habitual, subimos e descemos ruas, algumas muito inclinadas, subimos e descemos escadas. Foi uma hora sempre a andar e a um ritmo que não seria capaz de ter no início do mês. Os joelhos já não chatearam, a não ser já à chegada quando um deles começou a dar sinal. As costas que me doíam, sempre que tinha que estar mais um bocado em pé, já não dão sinal de vida.

5,4 kilos a menos começam a fazer diferença e o ter começado a exercitar-me bem na calma, aumentando o tempo e a intensidade gradualmente, também.

O mais complicado é o pé/tornozelo com tendinites, fruto de lesões anteriores. Causava problemas 20 kilos atrás, quanto mais agora. Mas devagar chega lá. Reforcei os cuidados, tenho-o treinado com calma, com atenção ao aquecimento e arrefecimento e sempre com o pé elástico.. Como estive menos activa nos últimos dias, com familiares a passar o fim-de-semana cá em casa, após esta caminhada o pé ressentiu-se. Nada que uma pomada e umas massagens não resolvam. É preciso é insistir. Com cuidado e moderação, mas não desistir.

Amanhã o passeio vai ignorar as ruas mais íngremes e previlegiar os terrenos planos.

E pronto...um daqueles textos que não interessam muito a ninguém. Mas que será bom para mim. Para quando precisar me (re)situar.

O objectivo deste blogue é mesmo esse: acompanhar a evolução do meu processo de emagrecimento. Pode ser que ajude a organizar-me. E quem sabe partilhar com outras pessoas que estejam a passar ou tenham passado pelas mesmas coisas.

Hora de agir

E agora vou mas é fazer uma caminhada.
Que isto de aprender a trabalhar com o blogue pode ser muito giro, mas não vai baixar o número na balança. ;)
Lá está o raio da preguiça a tentar-me...aqui tão bem abancada no sofá..
mas quem manda sou eu. Ala que se faz tarde!

Coisas que não existirão neste blog

- Dietas loucas e desequilibradas,
- refeições com mais de 2,5/3 horas de intervalo,
- saltar refeições para compensar algum momento de fraqueza em que se comeu o que não se devia,
- contagens obsessivas de calorias,
- batidos comerciais e afins a substituir refeições,
-comprimidos, chás ou cremes milagrosos.

Aqui não se vai esperar para voltar a estar magra para voltar à vida.
Aqui não se acredita que perdemos peso para começarmos a gostar de nós.
Aqui acredita-se que é preciso gostarmos de nós para perder peso e (re)encontrar a forma.

Começando..

Já tinha pensado em iniciar um blogue que me acompanhasse neste percurso de emagrecimento, mas a preguiça foi falando mais alto. Acho que ando em fase de preguiça mental mesmo. Então decidi fazer o mesmo que fiz no inicio da dieta. Não pensei muito. Pela primeira vez, não esperei ter tudo pensado e planejado. Pura e simplesmente comecei.

Não esperei pela Segunda-feira. Não esperei pelo dia seguinte. Não esperei pela ida às compras para ter tudo certinho para iniciar a dieta. Não fiz despedidas tontas empanturrando-me com tudo aquilo que eu sei que não me faz bem. Comecei naquela mesma noite com a alimentação o mais equilibrada que era possível com o que tinha em casa. No final do dia seguinte fui então às compras, aproveitei para começar a caminhar e enchi a dispensa e o frigorífico com os alimentos adequados.

Agi primeiro e, depois, fui pensando e planejando a melhor forma de colocar em prática as alterações necessárias. Tinha em mente apenas uma ideia de um texto que li, de que falarei noutro momento, e que despertou em mim o que era necessário para começar. Porque raio iniciamos uma alimentação equilibrada, começamos uma qualquer actividade fisica, sentimo-nos bem com os resultados, mas depois, de uma hora para a outra, largamos tudo e voltamos aos hábitos que nos arrastaram para uma situação que nos faz sentir mal?!

No fundo, isto serve para tudo na vida.

Mudar não é fácil.

Mas viver de uma forma que nos insatisfaz é fácil?!

Este blogue começa da mesma maneira.
Não sei o que escrever... Não sei quando vou escrever...
A preguiça a querer tomar conta de mim.
Mas eu aqui a dizer-lhe que quem a comanda sou eu e não o contrário.