Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Adeus obesidade!

Ah! Outra coisa de que me apercebi. Nos 79 e tal já tinha saído da faixa de IMC daquele palavrão: o-b-e-s-i-d-a-d-e. Nunca mais quero ouvir tal coisa. Agora estou gorda que nem um texugo, mas já não lhe chamo obesidade. ehehehe

Não há dúvidas, o esforço compensa! E aquilo que custa esse esforço não é nada, NADA, ao pé daquilo que se ganha.

Agora que já despejei para aqui a minha alegria e, sem tempo, para falar no que realmente queria, tenho que ir. Ou em vez de jantar com as amigas vou cear. rs

O espírito certo no momento certo

Hoje comecei o dia numa alegria incontida. Impossível de aturar logo de manhã! rss Até o gajo cá da casa se partiu a rir o pequeno-almoço inteiro, coisa que não é fácil de conseguir ao acordar.

Tinha tido uma noite desgraçada e ontem um dia do pior. Uma crise de vesicula daquelas em que até o cheiro da sopa a cozinhar me criava nauseas. Só comi cozidinhos, tudo sem gorduras e, ainda assim, mal consegui jantar. A parte do jantar que me obriguei a ingerir deixou-me muito pior. Enfim, uma noite verdadeiramente má. Curiosamente, depois de 3 chávenas de chá de boldo, senti-me outra.

Hoje a sensação era de alívio. Mas não só. Vivi anos com aquilo que se chama de cansaço crónico (entre muitas outras coisas - até se descobrirem as intolerâncias alimentares). Claro que depois do aumento bruto de peso a coisa piorou. Acordava cada vez mais cansada e, frequentemente, com um espírito de cão. E como é me senti hoje? Mais leve, cheia de energia e disposição para enfrentar o dia. Isto apesar de ter dormido pouquissimo e eu ser uma daquelas almas que precisa das suas 8 horinhas de sono. Enfim, coisas de um organismo a desintoxicar.

Por isso, hoje ponham-me o queijo que quiserem à frente ou o maior pitéu recheado de trigo ou qualquer outra coisa a que eu seja intolerante (ou que engorde) que eu não 'tou nem aí!!!! Melhor, melhor do que resistir à vontade de atacar um desses pitéus, é sentir-me outra vez no espírito do 'nem me vai incomodar'. :))

E qual foi a outra razão da festarola matinal? Hum? ehehehe A balança, claro. Andamos num namoro pegado. Hoje os primeiros digitos já estavam no 78, a 200gramitas de mais um kilinho perdido. E o 78 sabe muito melhor do que o 79. Estou quase no momento em que posso dizer que nunca mais vou ver um 80 à minha frente. Isto renova as motivações!

Estou no espírito certo para ir jantar com as amigas. Estes encontros de gajas são do melhor. Já 'tou mesmo a ver o filme. Começa com o lanchinho do fim da tarde e prossegue com jantarada. Mas a gaja aqui hoje está imparável. ehehehe Não 'tou nem aí!
Era tão bom que fosse sempre assim, não era? ;)

terça-feira, 29 de abril de 2008

Correcção ao peso :))

Afinal tinha perdido 2 kg e tal, portanto a régua vai apontar menos um kilinho. :)))

Tenho outras novidades para actualizar, mas estou sem tempo. Fiquei de dar uma ajuda com a matemática a uma das sobrinhitas emprestadas que vai ter teste e um monte de dúvidas e não me recordo de uma parte da matéria. :-p Vou ter que rever algumas coisinhas. Já não olho para aquilo desde a adolescência...ninguém merece. rss

Meninas, obrigado pelo incentivo. :) Respondo aos vossos comentários logo que possa voltar.

domingo, 27 de abril de 2008

Réguinha a mexer

Como já devem ter reparado, sou uma tagarela..rss Com tanto bla bla bla esqueci de falar no veredicto da balança. Não, não tinha mais peso. Também, dadas as condições, não sei ainda qual foi a real perda de peso. Depois do período e em jejum, poderei confirmar. Tal como da última vez, a reguinha vai registar menos um kilo e fiquei a 200g de poder registar menos 2 kilos. :)
Saí da casa dos oitentas!!!! :))))) Uffa! ;)

Organizadores externos

Eu sei que tinha dito que só me pesava depois do período acabar, mas não resisti. Esperava ver mais uns kilos, não só pela menstruação, mas porque hoje acordei muito inchada, indisposta e com dores de barriga porque o intestino prendeu outra vez. Ainda para mais, já não estava em jejum. Aqui levanta-se a questão, para quê pesar então? Por duas razões. Uma teve a ver com pura curiosidade. Queria saber se a rentenção de liquidos ainda me criava aquelas variações de peso, ao longo dia, tão brutas de há umas semanas atrás. A outra tem a ver com o meu funcionamento. Gosto de me pesar com frequência.O acto de subir à balança relembra-me o processo e ajuda-me a manter o foco. Não me stresso nada se em determinado dia o peso subiu se sei que fiz as coisas que devia. É natural termos variações de peso, o que não significa que tenhamos engordado.

É claro que as verdadeiras mudanças acontecem de dentro para fora e não o contrário. Mas neste momento ainda sinto falta de organizadores externos, de muletas. A balança é uma dessas muletas. De certa forma, o blogue também. Posso estar motivada e empenhada em melhorar a minha saúde e em emagrecer e estou mesmo. Mas tenho a consciência de que isto é apenas o inicio de um longo processo. Nenhuma verdadeira mudança acontece de um dia para o outro. O que acontece é a vontade, o desejo de mudar. Sei que até aqui tenho conseguido gerir os acontecimentos. Nuns dias melhor noutros pior, mas, no geral, tem corrido bem. Mas também sei que aparecerão momentos mais difíceis em que os velhos hábitos quererão regressar. Quero estar preparada. Procurando reflectir, mas também recorrendo a todo o tipo de muletas se for preciso. Sei que se tiver coragem, se persistir até ao fim, um dia não vou mais precisar delas. Não do mesmo modo. Terei interiorizado novos hábitos e, acima de tudo, uma forma mais saudável e equilibrada de me relacionar com o meu corpo. Nesse dia poderei, finalmente, dizer: Eu mudei!

sábado, 26 de abril de 2008

Gula (quase) consciente

Coisinha boa, boa para quem está num processo de perda de peso é ter que jantar num buffet de comida Brasileira. Quando eu digo TER QUE é porque, se tivesse grande opção, preferia jantar num restaurante que me permitisse optar por peixinho e saladinha sem grandes molhos. Enfim coisinhas de que eu gosto e que não me fazem sair da dieta ou ficar a olhar para os pratos hiper-calóricos dos outros e roer-me de vontade.

Mas era o jantar de aniversário do caçula da família não dava como não ir, né? Para além de que, já boicotei a ida àquele restaurante algumas vezes nos últimos tempos...ehehe Desta não dava. E como a malta está toda em mudanças de casa e o dinheiro não abunda, o buffet é uma alternativa razoável em termos de preço, o restaurante em questão é engraçado, a comida porreira e, mais importante, o meu (mano) caçulinha lindo adora picanha, salsicha brasileira e aqueles acompanhamentos crueis (para quem está balofo ou balofinho) com que os Brasileiros nos (aos desgraçados que se desunham para voltar à forma) torturam.

Como é que a gaja aqui se portou? Nem de forma exemplar nem verdadeiramente mal. Tal como decidi antes de ir.Optei pelas saladinhas (sem maioneses e afins), picanha em quantidade moderada (separando aquelas gordurinhas deliciosas...um exercício nada pacífico na minha mente rs), um pouquinho de feijão preto, arroz e farinha de pau. Ignorei tudo que era enchido, salgadinho, pão de queijo, carne de porco e carninhas com molhos. Tudo acompanhado de água.

Onde pequei? Mandioca frita e banana frita.
Tinha antecipado a coisa, decidido que ia ser um jantar de excepção e que esse era o pecado que me ia permitir. Viver com muitas restrições o tempo todo aumenta os desejos, a vontade de aparvalhar e atacar petiscos bem piores sem dó nem piedade. Acho bom abrir tréguas de vez em quando e comer algo que não faz parte da ementa do dia-a-dia. Só não acho bom se o fizermos em quantidade que coloque em causa o esforço dos outros dias. Aí perde o sentido, né?

Só não tinha planeado repetir o pedaço de banana frita e comer QUATRO pedaços (pequenos) de mandioca frita. Isso per si vai fazer com que não emagreça esta semana? Nop. Mas era perfeitamente desnecessário. A vesicula continua zangada comigo e não reagiu muito bem. Já não estou habituada a comer mais e muito menos fritos. Senti-me enfartada, algo indisposta e não gostei da sensação. Agarrei em mim e fui fazer uma bela caminhada. Mas daquelas nas calmas, com algumas paragens a ver montras e tal. Estava molenga. No regresso, uma hora e tal depois, continuava a sentir-me desconfortável. Ao mesmo tempo, foi engraçado perceber que os meus limites mudaram tanto em tão pouco tempo. Comi mais e pior do que teria comido em casa, mas também tenho a consciencia que não me excedi assim tanto que justificasse essa reacção. Não esperava. Para a próxima serei (espero) mais comedida. Repetir sem ser por fome, ainda para mais fritos, não compensa.

Agora tenho-vos como testemunhas: Não tenho desculpas para não fazer tudo certinho esta semana. Já me permiti a excepção e alimentar a gula.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Exterminar a tentação

Nada como uma visita familiar para pôr tudo a comer o raio do bolo de iogurte com cobertura de brigadeiro e o que sobrava do queijo. Farta de olhar para aquilo de cada vez que abria o frigorífico.

Mas sei bem que a solução não é esta. Tenho que saber conviver com a realidade, no lugar de evitá-la. Aliás, vivo com a casa recheada de tentações. Afinal o meu companheiro que é saudavel e magro não tem que deixar de comer aquilo que gosta. Nem deixo de fazer as guloseimas que os amigos e família gostam quando estão por cá. Não me costuma incomodar muito (desde que não seja um belo queijo..). Mas ultimamente pareço possuída. rss Nunca fui grande fã de bolo de iogurte e há uma semana que ando doida para o comer. Pode?! Deve ser aquela coisa do fruto proíbido.. Decidi dar o desconto das hormonas tresloucadas com o período e matar o mal pela raiz. Impingi bolo até não sobrar migalha. rs Mas tenho que voltar a lidar com isto de forma diferente. Não posso passar a vida a fugir de tentações. Tenho é que aprender a lidar com elas.

No reino da preguiça

Há um monte de tempo para acabar de introduzir os links dos blogues que gosto de ir visitando.
Agora o portátil deu o berro, adeus favoritos, adeus links.
Vou levar um tempo para recuperar tudo..grrr
Custava fazer backups?!

Lição do dia: "Não deixar para amanhã o que posso fazer hoje".

(Acho que foi a lição mais recorrente desde que me lembro de mim mesma. rss Mas não aprendo.)

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Negação

O peso mantém-se o que é muito bom, atendendo a que estou menstruada (logo só me volto a pesar depois de passar). As fomes nocturnas acabaram quando voltei a controlar o horário das refeições ao longo do dia.

Em contrapartida, não mereço manter o peso. Tenho mantido a alimentação correcta o dia inteiro e por duas noites seguidas tive a infeliz ideia, apesar de não ter fome alguma, de comer um pedaço de bolo de iogurte com cobertura de brigadeiro e uma fatia de queijo. Resultado: fiquei adoentada. Como é que alguém que sabe que é intolerante ao trigo e aos lacticínios faz estes disparates?! No mínimo, é preciso ter muita capacidade de negar a realidade, raios! Nos dias seguintes fiquei inchada, os intestinos reviraram, as indisposições voltaram, fiquei com o peito e pescoço às manchas, bebi água como se tivesse acabado de atravessar o deserto e o raio da sede não passava. E foi muito bem-feita. A ver se aprendo de vez.

Resumindo: a minha maior dificuldade não é alimentar-me por forma a perder a peso. Quando penso assim corre tudo bem. O problema começa quando penso que nunca mais posso comer qualquer coisa. A minha maior dificuldade é assimilar o "nunca". Não deixo de comer isto ou aquilo temporariamente porque preciso de emagrecer. É o nunca mais posso comer isto ou aquilo porque me faz mal. Pensar em "nunca" quando vejo um queijo à frente é o que mais me custa. E isso é o que vou ter que resolver comigo mesma. Não faz sentido ficar doente por causa de um prazer momentâneo. Depois de tantas experiências não faz sentido pensar que não vou ficar doente se comer só um pedacinho. E mesmo que não ficasse...é como se estivesse a ingerir um veneno. Pode não ser em quantidade suficiente para adoecer, mas bem não me faz de certeza. A intolerância virou total e é isto que tenho que assimilar. De uma vez por todas!

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Lanches fora de horas

Ontem voltei a comer demais antes de ir para a cama. Alimentos adequados a esta etapa, mas em quantidade e horário despropositado. Estive a pensar na razão de terem aparecido as fomes nocturnas e cheguei à conclusão que de há dias para cá que ando a baldar-me um bocado ao controlo dos horários de refeições. Não devia estar mais de 2,5 horas sem comer (até porque tenho aquela maldita tendência às hipoglicémias), mas não é o que tem acontecido.

Ainda ontem ao final da tarde fui às compras com uma amiga e no meio das voltinhas em lojas e parlapié acabei por esquecer a hora do lanche. Quando reparei tinham passado mais de 6 horas desde a última refeição. :S Este foi um intervalo extremo, mas tem acontecido deixar passar 3,5 e 4 horas com alguma frequência nos últimos dias.

Hoje vou colocar a agenda do telemóvel para me avisar das horas das refeições. Uns dias com horários certos outra vez deve ser o suficiente para exterminar as malditas fomes fora de horas.

Balança rules

A balança voltou a mexer com algo digno de registo! :))))

Vou mexer as reguinhas acima e registar menos um kilo, mas a balança apontou menos 1,800. :))) Ou seja, falta muito pouco para o segundo kilo.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Preguicite aguda..

Pois é...meio desaparecida do blog, mas não da R.A. Não ando com muito tempo, mas acima de tudo tenho tido uma preguiça imensa de escrever. Tenho que me disciplinar já que o objectivo primordial do blog foi o de ter algo que me obrigasse a manter o foco, a não me dispersar.

A balança anda a curtir com a minha cara. Já desceu, já voltou a subir e, mais coisa menos coisa, anda próximo do que registei aqui. Mas a minha roupa ficou um bom bocado mais larga. No inicio da semana passada vesti umas calças que estavam um pouco folgadas, mas assentavam bem e nesta Segunda elas já me caíam. Achei que tinha perdido peso e a balança apontava umas meras gramas a menos. Acho que é TPM. Ando com os sintomas todos, portanto parece-me que este mês a coisa antecipou-se.

Ando uma lesma do pior no que toca a mexer as pernocas...falha redonda no que respeita a exercício. Acho que tenho que renovar as minhas motivações.

Quanto à alimentação tenho prosseguido sem grandes falhas. Nuns dias melhor outros dias com a coisa menos organizada, mas também não tenho comido coisas que não devo e, no geral, sem excessos. A única parvoeira foram uns dias em que comi mais justamente perto da hora de deitar. É verdade que comi coisas softs (tostas de arroz integral, iogurte de soja, etc), mas em maior quantidade do que era necessário, dado o adiantado da hora. Acabei por me deixar levar...andava meio ansiosa porque esta semana chegou o momento que esperava há meses: A data do meu depoimento no seguimento de uma queixa-crime que apresentei. O assunto é suficientemente complexo e sério para me ter deixado apreensiva. Não é que o que comi tenha colocado em causa o que conquistei até aqui, mas não faz sentido (quando se quer mudar de hábitos) nem ir deitar cheia, ultrapassando a necessidade do meu corpo, nem descarregar em comida. É um mau hábito que tenho definitivamente que perder e se há vontades..raios...o melhor é curti-las de manhã, não há noite!

No final , o depoimento superou as minhas melhores expectativas. :)) Parece estar tudo a correr mais rápido do que esperava e, claro, os lanches nocturnos não tiveram nada a ver com o resultado. Bem que os podia ter dispensado. Pronto...agora já estou a bater no ceguinho...mas tenho mesmo que repetir a ver se encaixa: Comida não é ansiolítico, não é compensação. Tinha sido bem mais útil descarregar as ansiedades na eliptica ou coisa do género.

Por outro lado, se ralho comigo mesma também me sinto feliz porque em vez de atacar seriamente as gulodices que me apeteciam fiquei-me pelos alimentos softs que não criaram estragos.Também tenho mantido os cuidados com o meu corpo, na exacta medida que defini (cremes, massagens, exfoliação, etc). Sempre são alguns progressos! ;) E como não se consegue mudar tudo de um dia para o outro e nem ser perfeito, também tenho que contabilizar estas conquistas que vou fazendo. Na verdade, faço por as valorizar mais do que os deslizes. São elas que me dão força, energia e vontade para superar os obstáculos.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Uffa!

O kilo (re)ganho já se foi. :)

Mais um jantar...desta feita, o meu melhor amigo dos tempos de adolescência regressou de terras de Africa, onde se encontra a trabalhar, para uns dias de férias. Portanto, é um jantar imperdível, onde se reunem de novo os três amigos da vida airada (mais os respectivos (as) companheiros (as) e a criançada). Fomos verdadeiramente inseparaveis durante muitos anos. Começou cedo no liceu, continuou pelos tempos de faculdade e a amizade perdura com aquele encanto das amizades que vêm dos tempos de miúdos. Estou em pulgas!

O jantar será em casa da outra da vida airada e já está combinado que a minha paparoca vai ser à parte. As sobremesas levo eu. Uma das escolhidas permite-me substituir os ingredientes com facilidade, por versões sem lactose ou trigo (natas por natas de soja, por ex) e nem é excessivamente calórica, pelo que irei comer um pedacinho: abacaxi gratinado. A outra vou ignorar...fingir que nem a vejo. eheheh

terça-feira, 8 de abril de 2008

Pesagem

Hoje hesitei antes de subir à balança. Comecei a dizer para mim mesma que estava com o intestino preso e que, por isso, também a pesagem não ia ser fiável, etc. Isso é tudo muito verdade, mas o meu problema era outro. Depois da gulodice de ontem, não me apetecia arriscar a ver a asneira na balança. Logo disse para mim mesma que não sou nenhuma criança e que tenho mais é que assumir a responsabilidade dos meus actos.

A balança marcava mais um kilo. Não gostei, claro. Mas ainda bem que aconteceu. Ter o mesmo peso facilmente me faria cair na ilusão de que meio pacote de bolachas de vez em quando não faz mal nenhum. Mas comê-las assim, principalmente antes de deitar, faz sim senhora. Comer queijo, mesmo que pouco, sendo intolerante aos lacticínios é um disparate do mais idiota que há. Ainda ontem escrevia aqui que gosto mais de mim do que de comida e nesse mesmo dia, pego no queijo que adoro, mas que sei que me faz realmente mal. Tenho que pensar bem nisto. Até porque desconfio que esta dor de barriga não me vai deixar ignorar o assunto com facilidade.

Mas sem dramas. Prossegue tudo certinho outra vez, o mal estar acalma e a balança volta a colaborar. ;)

Disparates nocturnos

Pois...ontem acabou por ser o dia da asneira.

Estava ocupada, cansada e não me apeteceu fazer jantar. Acabei por comer umas tostas de arroz e fruta, a despachar, para voltar ao trabalho. Mais tarde, comecei a ter sinais de hipoglicémia e toca de voltar às tostas com atum ao natural.

À noite senti um desejo imenso de comer porcarias. Depois de provar um niquinho das comidas do gajo da casa que não são adequadas para mim, incluindo o dito queijo, não fiquei satisfeita. Perdi a cabeça e abri um pacote de bolachas sem gluten e lactose que me ofereceram há um tempo. Aliás, eu não perdi a cabeça porque abri o pacote. Podia perfeitamente ter comido uma ou duas bolachinhas sem qualquer remorso, já que tenho feito uma alimentação correcta. O problema é que foi meio pacote à vida e, pior, pouco antes de deitar. O mais estúpido é que eu sou uma pessoa muito mais de salgados do que de doces e nem achei grande graça às bolachas...o sabor era agradável, mas achei-as demasiado doces para o meu paladar. E ainda assim comi meio pacote!!! Pode!???

Lição do dia: Jamais saltar refeições! Para manter uma alimentação que permita emagrecer, com bem-estar e sem ansiedades ou gulas desmedidas é importante comer bem. Uma refeição completa e equilibrada é muito mais saciante do que lanchinhos.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Corrido, corrido...

Tantas coisas que gostava de dizer, mas o tempo anda corrido...
Acabo sempre por vir aqui cheia de pressa ou morta de sono...mal consigo pensar.

Estou contente pela forma como as (tentativas de) alterações de hábitos estão a decorrer.
Continuo a não ter a sensação de estar a fazer um grande sacrifício. Talvez porque, desta vez, a minha maneira de encarar o processo foi muito diferente. Um dia, com mais calma, falo sobre isto. Mas, basicamente, tem a ver com o estar a olhar mais para os ganhos dos que para as perdas. Vou olhando isto de uma forma mais positiva e acabo por nem ligar muito aos aspectos mais chatos: como o querer comer o bolo de chocolate que está no frigorífico e nem lhe tocar ou o queijo que é um dos meus favoritos e que entrou nesta casa no último fim-de-semana (esse custa-me mais que o raio do bolo) ou a quantidade de jantares que tive nos últimos tempos em que comi a paparoca à parte, etc.

Acima de tudo, estou contente por não ter cedido à tentação de descurar a alimentação ou os cuidados com a pele (hidratação, luva de massagens, etc - outro tema para outro dia rs) por estar sem tempo e com tanto ainda por fazer. Decidi que, independentemente da quantidade de coisas que tenha para fazer, cuidar de mim não pode ser nunca algo secundário e ponto final! Mesmo que não consiga fazer tudo o que planeei, tento definir o essencial e isso cumpro sempre, esteja ou não com sono, cansada ou atrasada. Não quero saber!

A falha continua a ser o exercício. Não tenho feito. O pé já melhorou e podia ter recomeçado quinta passada como planeava, mas não tenho conseguido. O tempo corre e quando consigo parar estou tão moída que não tenho coragem de me enfiar na elíptica. Já tinha falado que mudámos de casa há pouco tempo. Como queriamos fazer umas alterações e umas obritas não montámos mais do que o quarto e o essencial na cozinha. Só agora o estamos a fazer. E isto obriga-me a andar horas em esfrega dali, carrega caixa dacolá, abre caixa, arruma coisas, lava e estende roupas, etc. Quando paro, estou estoirada, moída e só quero a minha cama. Consola-me saber que este tipo de tarefas domésticas sempre vão gastando energias. ;) Como ainda tenho muito que fazer, o apartamento ainda é grandito, o exercicio vai esperar.

Seja como for, continuo em greve ao elevador. Praticamente, só o utilizo quando venho carregada com compras. Como moro num 10º andar ainda é alguma coisa usar as escadas. ;)

Confirma-se!!! :-))

Yupiii!!!
Ontem pesei-me de manhã e tinha perdido 8, 800 kg.
Hoje pesava menos 9kg.

Já estou a tentar readaptar a alimentação. Estes dias têm sido muito corridos e acabo por gastar mais energias do que o habitual, por isso, subi um pouco a quantidade de arroz integral às refeições e tenho comido mais nos lanchinhos. É que perder peso é bom, mas também não convém perder muito de uma vez!

Primeiro, porque pode prejudicar a saúde.
Segundo, corro o risco de descer o metabolismo que é a última coisa que quero. Quero perder peso sim, mas para depois o manter sem viver a comer tipo passarinho e sempre em risco de engordar com a maior das facilidades.
Terceiro, a pele precisa de tempo para se reajustar. Até porque já não tem a flexibilidade dos 20 aninhos. Apesar de estar a ter uma série de cuidados com a pele, não acredito que se adapte a perdas de peso tão rápidas. Não quero ficar magra e de peles penduradas...

Para além do mais, comecei a sentir fome no intervalo das refeições e não há necessidade disso.
Se o meu ritmo de vida acelerou também posso aumentar a quantidade de comida e continuar a perder peso. Isto vai por tentativa e erro, até (re)descobrir a quantidade certa para cada altura. Depois logo se vê.

P.S. - Editei a última mensagem e dividi-a em 3 (sem alterar o conteúdo). Estava enorme. Quis fazê-lo no dia, mas estava com problemas com a ligação, com sono demais para esperar e acabei por publicá-la como estava.

domingo, 6 de abril de 2008

Necessidade Vs gula

Tenho feito um esforço para estar suficientemente atenta e distinguir necessidade do organismo da vontade de comer. Quando percebo que a primeira está satisfeita borrifo-me para a vontade de comer e páro. Às vezes, é difícil...Agora, o resultado compensa!

Percebi que gosto mais de mim do que de comida. E quero viver bem! Não só a vestir as roupinhas giras outra vez, mas a sentir-me bem, com energia e saúde! Agora é o mais importante: recuperar a saúde!

A obesidade prejudica-nos a todos os níveis.
Há que dizer basta!
Acreditar que é possível e seguir em frente.
Só depende de nós!


Ops! Já escrevi demais...vou dormir antes que me troque toda..'tou cheia de sono. Mas tinha que vir escrever a novidade. ;)

Gordura Vs retenção de liquidos

Claro que ninguém no seu juízo perfeito, acredita que tenha perdido apenas gordura. Não teria perdido tanta gordura em pouco mais de um mês, aos 34 anos e sem esfolar a sério com exercício ou com uma dieta estupidamente restritiva ( e que me teria feito perder muita massa magra também). A verdade é que, para além de gorda, estava muitíssimo inchada. Devem ter ido muitos liquidos à vida também.

O ter-me mentalizado, finalmente, de que tinha que ter tolerância zero com os alimentos a que sou intolerante começa a dar os seus frutos. Os problemas de saúde não desapareceram, claro. Em particular, o fígado e os intestinos que ainda vão levar o seu tempo. Mas estou a ficar melhor e o meu organismo começa a ter mais capacidade para responder à alimentação de uma forma adequada. As coisinhas que estou a tomar para o figado, rins e intestinos também estarão a fazer a sua quota parte. Também tenho conseguido manter a alimentação sem picos de glicémia que gerem descargas de insulina (desde a adolescência que tendo a produzir insulina a mais e a ter hipoglicémia - falta de açúcar no sangue), o que tornaria muito difícil a perda de peso.

Mas, acima de tudo, não tenho dúvidas: tem sido a boquinha a funcionar. Comer com moderação, de forma equilibrada, privilegiando os cereais integrais, peixinho, carnes brancas e carne de vaca de peças menos gordas. Muita saladinha e legumes em geral. Frutinha todos os dias. Quase tudo grelhado, alguns cozidos e o resto com pouca gordura (um fiozinho de azeite e em panelas/frigideiras anti-aderentes). Tenho-me alimentado bem o suficiente para não ficar com fome, até porque como a cada 2,5 horas. Mas sem abusos.

Primeira meta vencida!

A minha balança não resisitiu. Foi-se!
Hoje os meus pais trouxeram-me a deles que é igualzinha à minha.
Apesar de saber perfeitamente que faço rentenção de liquidos e, portanto, vario muito o peso ao longo do dia, não consegui esperar para me pesar amanhã de manhã em jejum. Estava em pulgas e pesei-me logo a seguir ao almoço...que também é um momento muito indicado..como sabem. rs
E eis que, apesar de tudo isso, a balança foi uma amigona!
Não só superei a primeira meta como já a ultrapassei!
A nova régua com o peso certinho aparece amanhã, depois de ver qual é a perda real.

terça-feira, 1 de abril de 2008

O pior..

Não tenho feito o exercício planeado, em contrapartida, pouco tenho parado.
No fim-de-semana estive a ajudar uns amigos com a mudança de casa e o resultado foi um pé de elefante. Inchadíssimo! Portanto, nada de elíptica por uns dias. Agora é mais gelo e pomadas. Mas também não tenho conseguido parar muito. Nem sei como o pé melhorou. Montes de coisas para tratar. Fartei-me de andar e em casa pouco consigo parar. Sempre vai gastando umas calorias. Agora melhorias a nível cardio-vascular que era a minha meta para agora, nada feito. Só quando voltar à elíptica ou às caminhadas mais longas e sem paragens. Se tudo correr bem, recomeço quinta.

A semana não pára..

Amanhã é o aniversário do meu companheiro, portanto mais um jantar! Raios...parece que as comezainas se concentraram todas à espera que eu começasse a R.A. para darem as caras, uma atrás da outra, sem dó nem piedade...rss

Como é o dia dele deixei que escolhesse o menu. Felizmente, escolheu algo bem simples e também não está com disposição nem tempo para festejos. Portanto, só os amigos que são praticamente da casa e o jantar vai ser bolonhesa. A sobremesa é uma amiga nossa que faz e é uma das minhas preferidas. Como é malta da casa, se me custar muito não provar, levanto-me da mesa nesse momento. ;) Como é hábito, sou eu que faço o bolo de aniversário e ele escolheu um bolo com cacau com cobertura de chocolate que é uma perdição. Portanto, vai ser uma prova de fogo. A sorte é que depois da indisposição de ontem acho que a vontade já não vai ser tão grande assim.

Quanto à bolonhesa, acho que vou fazer uma versão light à parte só pour moi , aproveitar a oportunidade para provar um bocadinho de uma massa de arroz que me ofereceram e servir com muita saladinha, como sempre. Para sobremesa tenho uma de soja, de sabor moka, com baixas calorias. Ainda estou a pensar se provo o vinho ou não (tipo dois deditos). Afinal é um dia especial. Não é todos os dias que o gajo da casa faz 33 anitos. ;)

Tentações atrás de tentações

Depois dos jantares de quinta e sexta veio o fim-de-semana. Foi almoço e jantar com amigos no Sábado e no Domingo mais um jantar. Para ajudar à festa, fui sempre eu a cozinhar. Mas consegui preparar à parte a minha paparoca e não toquei em nada que não devia. Nem o vinho provei, apesar de uma das garrafinhas me ter tentado mesmo.

Mas ontem, veio cá uma das minhas sobrinhitas emprestadas que precisava de umas explicaçõezitas de matemática e lembrei-me de fazer um bolinho tipo queijada para ela comer à chegada da escola, já que iamos jantar tarde e umas bolinhas de carne e painho (aquelas coisas fritas, que não engordam nada, estão a ver?) para o jantar. Acontece que também eu adoro ambas as coisas. Então decidi fazer uma bolinha muito pequenina só para provar e tirar uma fatiazinha pequenina da queijada. As bolinhas levam pão ralado (sou intolerante ao trigo) e a queijada, para além da farinha de trigo, leva também leite e manteiga (intolerante aos lacticínios também). Achei que por ser apenas um bocadinho não me ia fazer mal e que uma excepção também não ia estragar emagrecimento algum (uma vez num mês), tanto que tinha planeado antecipadamente a prova. Estava enganada. Fiquei com manchas pelo corpo, morta de sede e indisposta ao ponto de só adormecer a meio da noite. Hoje ando a beber água que nem uma louca e o raio da sede não me passa. Acho que estou a ficar cada vez mais intolerante e não posso mesmo tocar nestas coisas. Pelo menos para já. Portanto, acabaram-se as excepções. :-S

A balança continua moribunda

Desde que a deixei cair que dá erro, portanto nunca mais me pesei. O gajo cá da casa disse que ia tentar arranjá-la. Só que ele anda com tanto, tanto trabalho que ainda não tive coragem de lhe pedir. Mas no próximo fim-de-semana não me escapa!

Logo agora que ando em pulgas para me pesar! É que estou mais magra...ou menos gorda! ehehe As minhas calças estão a ficar estupidamente largas. Mas decidi esperar até perder 7, 5 kg para poder comprar o número abaixo, a ver se a roupa dura mais um tempito. E também porque me vai dar um gozo tremendo fazer desaparecer as que tenho agora e despedir-me deste tamanhão. rs

O tempo urge

Ando sem tempo até para actualizar o blogue. :-p
Seguem as novidades rapidamente.