Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

segunda-feira, 16 de março de 2009

Note to self

Obras, neuras, horários desregulados e cansaço não podem ser desculpas para abandalhar tudo. Que tudo isso passa em poucas semanas, os kilos a mais não.

sexta-feira, 13 de março de 2009

(Quase) louca..ehehe

Aproveitando enquanto o electricista não desliga o quadro..que isto é sempre bom lembrar que tenho um blogue de dieta e olhar para aquela régua ali acima...ando uma besta! rss Fartinha de fazer asneiras estes dias, com os horários de refeições completamente desregulados, a jantar antes de ir dormir e de carrinho e elevador de um lado para o outro. Exercício nicles batatóide. Esta semana foi péssima e andei uma pilha de nervos o tempo todo.

Aviso já que este parágrafo nada tem a ver com dietas:
A quem esteja a planear obras em casa sigam o meu conselho: planeiem tudo muito bem antecipadamente, contratem um mestre de obras competente do qual tenham as melhores referências, mesmo que paguem mais por isso, coloquem tudo o que acordarem no papel e não se esqueçam de fazer o mesmo a todas as alterações que façam ao projecto inicial. Ah! E não aceitem "favores". Não contratem nem gente amiga nem amigos de amigos ou de familiares. Peçam vários orçamentos a profissionais de confiança, escolham um e paguem o que for.Nem que esperem mais tempo para juntar mais dinheiro e fiquem com uma casa meio-desmontada mais uns meses por isso. Pode ser que tenham a sorte de ter profissionais que se lembrem que os clientes são vocês, que o dinheiro é vosso, que sigam as vossas instruções, que respeitem o combinado e que não vos criem prejuízos. Como, por exemplo, vos instalarem portas que não vieram em condições da empresa onde as compraram, depois da ordem expressa para não o fazerem porque se não vinham em condições eram para trocar, que nós não pagámos portas claramente empenadas nem manchadas. E agora vou à empresa trocar portas que já foram cortadas e adaptadas a esta casa?? Esta é apenas uma pequenina amostra do que foram as 2 últimas semanas. Cada dia foi um braço de ferro para fazerem aquilo que foi acordado aquando do orçamento. Cada dia foi um braço de ferro para perceberem que ser mulher e ser burra são 2 coisas completamente distintas!!! Imaginem o cenário: 2 ou 3 cromos com fama de bons profissionais (!???) a convencerem-vos que o verniz com velatura que estão a ver nas aduelas/ombreiras das portas que eles deveriam recuperar (foram pagos exactamente para esse trabalho, não para envernizarem por cima! - se arrependimento matasse...) não é verniz... é a madeira em bruto...Andámos dias nesta guerra. Até que viram que não tinham hipótese e retiraram mesmo o raio do verniz. Depois "descobrem" que as aduelas têm tipos de madeiras diferentes, com colorações diferentes, que a madeira das portas compradas nem é compatível com o que está ali, que as manchas das portas que colocaram (contra as ordens recebidas) não se conseguem disfarçar e que jamais conseguirão colocar tudo no mesmo tom. Solução apresentada: para disfarçar coloca-se no tom X que , por mero acaso, até é o tom original da casa...sim, que é sempre bom gastar centenas de euros em mão de obra e material para alterar portas e aduelas para depois ficar igual ao que estava...ou pior, que as portas anteriores não estavam empenadas. Mais uma vez, era a solução mais fácil. Aquela coisa jamais ficará no tom pretendido. Isso está claro.Mas vamos ter que inventar outra solução que não nos desiluda tanto e vão mesmo ter que dar o corpo ao manifesto. Esta é só, acreditem, uma amostra do que tem acontecido.

E perguntam vocês mas estão a fazer administração directa da obra?? Ná! Contratámos um mestre de obras para assumir as responsabilidades de tudo, para ter as dores de cabeça por nós e para contratar os restantes profissionais. Mas é sempre muito difícil acordar coisas com um mestre de obras que, para além de naturalmente troca-tintas, aparece bêbado da parte da tarde. De manhã combina uma coisa, à tarde combina outra e no dia seguir jura a pés juntos que não disse nada daquilo. Os profissionais passam o dia sózinhos e lá devem achar que lá porque sou mulher não percebo nada de nada, podem-me mentir descaradamente e o que eu digo é para fazer orelhas moucas. Foi assim que instalaram a m**** das portas depois de lhes dizer 3 ou 4 vezes que não era para o fazerem. Agora queixam-se que não conseguem evitar que os defeitos das portas sejam visíveis. Pois não! Por isso, proibi de as instalarem que eram para trocar! O A. está cheio de trabalho e não tem estado muito por aqui. Mas as raras vezes em que, inicialmente, esteve cá , recebia um tratamento totalmente diferente. O que até tem graça, já que por natureza eu sou muitíssimo mais firme e assertiva que o A.. Mas o gajo tem um cromossoma Y e eu não!

O que mais me chateia é que o raio do mestre de obras acha que me está a fazer um grande favor, que nos fez um preço especial, por "grande consideração" a um familiar meu, que senão nem estava ali que tem obras muito mais importantes para fazer (leia-se de muitos mais milhares de euros, que aqui também já vamos nuns belos milhares..entre o que já lhe pagámos e os muitos materiais que já comprámos e/ou encomendámos). E é exactamente por esse meu familiar que a coisa aqui não está a piar de outra maneira, que a minha vontade é cancelar alguns pagamentos e descontar o valor do prejuízo das portas e mais qualquer coisinha. Já para não falar que ele já tem na mão 2500 euros do primeiro pagamento só da mão de obra e ainda não fez obra no valor correspondente. Que a minha vontade há uns dias, quando no meio de uma bebedeira, armou aqui uma cena de gritos e outras indelicadezas foi mandá-lo porta fora, ficar com o soalho em cimento, as paredes esburacadas e o que fosse. Tive que me lembrar que o dinheirinho que ele tem em mãos implicou muitos sacrifícios para me conseguir conter e que me custava muito estar a levar mais chatices a alguém a quem eu devo (quase) tudo o que sou na vida.Eu que sou gaja para pedir livro de reclamações por algo que custou meia dúzia de patacas numa loja e, ainda, chamar a polícia por me recusarem ilegalmente o livro de reclamações. ..Não pelo dinheiro, mas pelo princípio. Agora aturo isto. A educação dificilmente perderia, mas luto sempre pelos meus direitos e considero-me uma consumidora minimamente exigente. Agora sinto-me engasgada com tanto sapo enfiado goela abaixo e sem saber bem como compôr as asneiras feitas e recolocar tudo na ordem devida. Mas que isto vai levar uma volta, ah vai. Raios parta o alcóol. Uma coisa é beber uns copos de vez em quando, outra muito diferente é a dependência e a negação da dependência. Sim , que este mesmo homem consegue fazer trabalhos fantásticos e eu já vi, ninguém me contou.

Resultado disto tudo: psicossomática em funcionamento. Estou no oitavo dia de menstruação. Oitavo!!! Hormonas tresloucadas e refeições desreguladas = a hipoglicémias em acção e uma fome tremenda. E quem me convence a não jantar bem pouco antes de ir dormir?? Só mesmo este blogue e vocês para me lembrar o percurso feito até aqui e o absurdo que é engordar estupidamente agora. Entretanto, já comecei a recolocar cada coisa no seu devido sitio: que se lixe! É só uma casa! Custa fazer um monte de sacrifícios para depois ver parte do dinheiro deitado à rua? Custa. Mas azar! Haja saúde e boa disposição. ;)) Ontem, depois de tanta neura, concluímos que nos temos um ao outro, que o pai do gajo que parecia ter os dias contados sobreviveu, o sobrinho, depois de tantos problemas, acabou por nascer lindo e a vender saúde e todos os outros familiares e amigos mais queridos, com mais ou menos problemas, estão bem p´rás curvas. Isso é que importa. O resto resolve-se. Que isto, às vezes, é preciso relembrar as coisas verdadeiramente importantes na vida para voltar a agarrar as chatices e problemas com garra e firmeza no lugar de ceder ao desgaste. Acreditem, esta semana tive momentos em que me apeteceu desaparecer daqui, deixá-los fazer o que queriam e como queriam só para não me chatear mais. Mas passou. Vão mesmo ter que aturar. ehehehe

sexta-feira, 6 de março de 2009

Fechado para obras!

Pois, casa em obras, blogue à deriva. Estou aqui a aproveitar um atraso dos gajos das obras para deixar esta mensagem. Isto depois da luta titânica que travei com a caixa de ligação à ADSL, que, neste momento, é uma caixa separada da parede, presa por um fio, cheia de massa de estuque e tudo que é porcaria. Arre! Tive que a desmontar para limpar os contactos ao estilo de tarefa para gente zen. Estão a ver? Uma pachorrinha de Jó para passar quase uma hora com uma agulha a raspar contactos. O problema é que de Zen não tenho nada. Estou capaz de bater nos gajos. rss O que vale é que vão substitui-la que é um mimo.

Bem, relativamente ao tema deste blogue, o ter reduzido o tabaco criou-me umas ansiedades parvas que me fizeram passar noites a trincar o que devia e o que não devia. Engordei. Imagino que uns 2 kgs, mas nem sei bem porque fiquei inchada e depois entrei em tpm. Entretanto, já me habituei às novas regras da nicotina cá em casa e passaram os acessos devoradores. A minha alimentação está longe de estar perfeita, até porque com a casa neste alvoroço de parte parede, lixa aduelas (etc.) e connosco doidos de um lado para o outro, no escolhe material daqui, encomenda dacolá, nem sempre é possível alimentar-me a horas decentes. De qualquer das formas, tenho feito um esforço para ter sempre sopa e salada à mesa e para não expolar quantidades mais do que a conta. O único senão é que nem sempre consigo fazer os meus grelhadinhos e afins, que isto de fazer refeições tardíssimo nem sempre me estimula a esperar para cozinhar algo decente. Já para não falar que há alturas que a poeirada é tanta que isso não é possível. Acabo por acompanhar o gajo noutras comidas que congelei (em conjunto com as sopas que vou fazendo) e que não são o mais adequado para mim. Enfim. Acho que mais uma semana de caos e passo a organizar-me com mais facilidade. Com os materiais todos encomendados o ritmo abranda. Até aqui, não tenho tido tempo nem para dormir o necessário nem para me coçar e o resto, a dada altura, acaba por ficar para segundo plano. Aliás, em primeiro plano só mesmo a poeirada que me anda a enlouquecer e já me fez ter umas reacções alérgicas jeitosas. Isso e a vizinha da frente que também me está causar uma certa alergia. rss Quando fez obras os outros que gramassem, mas quando são os outros a fazer já é um grande incómodo. E eu que nunca chateio ninguém com essas coisas tenho que a aturar. E explicar áquela alma que não há como evitar o pó?? Só parando a obra, o que não é uma alternativa. Lá limpo as escadinhas ao final do dia (eu que até sou das poucas que tem o condomínio em dia e,consequentemente, pago também a quem limpa as escadas do prédio diariamente..), coloquei plásticos à minha entrada para evitar que saia tanto pó pelas frinchas da porta, mais que isso, impossível. Como alguém dizia, Deus dai-me paciência e sabedoria porque se me deres força eu vou-lhe à tromba. rss A ela e ao mestre de obras que é um troca-tintas, mas isso já é outra conversa.

Tenho a dizer que fui visitar as meninas nuns raros saltinhos que consegui dar à net, mas foi sempre tão de corrida que não consegui comentar. Entretanto, hei-de ficar sem net mais uns tempos. A casa ficará pronta no próximo mês, se tudo correr bem. Em que data, sei lá eu. Já nem sei se o próximo post vai ser aqui de casa se da penitenciária. Que sou bem capaz de estrangular o mestre de obras nos entretantos...rss

Beijocas e muita coragem para todas para ultrapassar os obstáculos e chegar à boa forma!