Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Coisas que me custam a entender

Um desses dias, a navegar por aí, dei com uma menina nos primeiros anos da adolescência e que aderiu a um daqueles desafios de cortar os hidratos de carbono depois das 18h. A alimentação que ela postou (de manhã à noite) está um sacrifício de dar dó. Não estranho nada a opção. Nessa idade queremos tudo num ápice. Eu tenho idade praticamente para ser mãe dela e passo a vida a lutar contra o desejo de querer tudo para ontem e obriguei-me, literalmente, a aumentar as quantidades para desacelerar a perda de peso e não descer o metabolismo logo nos primeiros kilos. A tentação de ver os digitos a descer rapidamente na balança é bem grande. Eu sei. Mas também sei que a médio/longo prazo fica mais difícil perder peso, atinge-se pesos plateau com mais facilidade, tem que se reduzir cada vez mais e fica muito difícil manter a alimentação de faquir depois de atingir a meta. Grande parte das pessoas com excesso de peso conhece bem este processo. Já o viveu antes. Desta vez, decidi que ia fazer a coisa esforçando-me para usar a razão mais que o desejo de emagrecer rápido.

Sinceramente, estranho que mulheres da minha idade ou similar (com idade para ter algum juízo) lhe dêem a maior força e lhe digam para continuar, que assim é que vai bem. Porque é que eu, com 34 anos, perdi 15 kilos a alimentar-me bem e com hidratos carbono de manhã à noite e uma menina tão novinha, com IMC normal, em idade de crescimento e com o metabolismo correspondente tem que ter uma alimentação tão restritiva?! Como é que vai ficar o metabolismo? Como é que ela vai manter aquela alimentação depois? Não comentei na altura, mas fiquei com isto atravessado. A sério que fiquei. A única coisa que me consola é pensar que naquela idade talvez o metabolismo aguente o tranco sem grandes sanfonas depois.

5 comentários:

Fofolety disse...

Olha vc está certissima, não adiante ela cortar tudo agora, vai acabar não aguentando e vai comer tudo de uma vez depois, do que vai adiantar o esforço de agora? de nada pois ela vai engordar tudo de novo...tenha um bom dia.

Ana Bastos disse...

olá!!!
concordo em tudo contigo!!!
O pior n é o efeito safona que pode fazer é mesmo os riscos p a saúde....

e tu vais lá ;))))
boa semana!!!

Estela disse...

Tenho a mesma duvida que tu... com 18 anos, ainda se compreende de certa forma...mas depois de adultos, com a informação que temos acesso hoje em dia, também há opções dessas que eu não entendo! E, sinceramente, abstenho-me um pouco de fazer comentários para não ser mal interpretada...mas, na verdade, faz-me alguma confusão!

Beijinhos!

Anónimo disse...

Fico chocada com isso também... Tem vezes que entro num blog e vejo uma pessoa jovem com IMC = 20 ou menos e num esforço sobre humano para emagrecer... tenho pena, algumas vezes comento de um modo responsável, outras prefiro nem falar nada (tenho uma prima anoréxica e quanto mais falamos, mais ela fica firme no propósito de morrer!!!).

Que bom que vc é madura e capaz de perceber quando algo não está legal!!!

Obrigada!

Flávia disse...

Respostas:

1. o metabolismo dela vai ficar doido;
2. ela não vai manter a alimentação;
3. vai engordar tudo denovo.

É triste, mas é a verdade.

Beijos