Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

sábado, 21 de junho de 2008

Tudo é tão relativo..

Esta noite (sexta) consegui ir ao hiper que fica mais afastado e trazer as coisas que faltam ainda nos supers aqui mais perto: leite e iogurtes de soja. Só tinha conseguido encontrar leite de soja com açúcar e pouco lhe toquei porque não gosto nada daquilo. Leite, iogurte, bananas (lembrei-me à conta da Papoila) e o meu estado de espírito (e não só) mudou logo! Senti-me feliz e tudo. Claro que o ter deixado de parecer que levei um murro na cara e me doer muito menos também deu o seu contributo. Mas estava mesmo a precisar de outros nutrientes e mais calorias. A cena das bolachas na véspera também fez com que tivesse passado o dia bem melhor.

Depois lembrei-me de uma cena de há muitos anos. Tive uma hipoglicémia brava que me ia matando. Fiquei internada um tempo. Ao fim de uns dias, o meu organismo passou a comportar-se da forma mais normal possível (naquela altura falava-se pouco ou nada em hipoglicémias funcionais e reactivas). Então decidiram submeter-me a um teste de jejum de 72 horas a ver como reagia (a tentarem perceber o que se passava porque não encontravam nada nos exames que justificasse crises tão sérias). Surpreendentemente, ao fim de cerca de 40 horas sem comer (acamada)continuava com uma reacção adequada à situação e desistiram. As enfermeiras, que eram umas queridas, foram logo à copa ver se conseguiam desencantar algo para eu comer para não ter que esperar pelo horário da refeição. Trouxeram-me leite com café e pão com manteiga (as intolerâncias eram desconhecidas). Numa situação normal não teria achado grande graça. Adoro pão com manteiga se for torrado e a manteiga derretida. Senão tinha que ser com manteiga e queijo (claro rss) e/ou charcutaria. Sempre detestei leite com açúcar. Pela primeira vez na vida, meti um bocado de açúcar no leite com café por vontade própria. Não percebi porquê, mas apeteceu-me. Até hoje recordo como a refeição que mais prazer me deu na vida. Até fechava os olhos para saborear melhor cada pedacinho.

Lembrei-me disto a propósito do post anterior. Tem tudo a ver. Açúcar no leite?! Prazer ou necessidade?

6 comentários:

Karina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia disse...

Marisa Querida,

Somos mesmo capazes de pensar coisas completamentes idiotas quando se trata de alimentação não é?
Dia desses falava com a Muffin, como é possível que nós, mulheres inteligentes, sejamos capazes de fazer tantas asneiras...que só prejudicam a NOSSA própria vida?
Tá virando post claro! :)

Fiquei preocupada com o comentário da blogueira aí em cima, sabes? Se ela estiver perdendo músculo, quando engordar, e inevitavelmente fazendo uma dieta restritiva ela engordará, vai ficar mais gorda que no começo e cada dia vai ser mais difícl emagrecer...

Bom exemplo do que falei acima.

Beijoooos

Papoila disse...

bigada, pá :))))

amanha ao almoço vou tentar tb a carne picada, vamos lá ver :)

segunda volto com calma, ja te li mas n tive tempo de comentar, andei a arrumar a loja! tu para lá com o trigo, óbiste?
e agora vou pra casa que já acabei o trabalho e ainda vou caminhar uma hora!
beijoca!

Anónimo disse...

Diz o grande filósofo Epicuro que uma fome verdadeira (fisiológica) se mata bem com pão e água...

E outro que nos é contemporâneo, o André Comte-Sponville, nos lembra que a ilimitação dos desejos é fruto da nossa imaginação...

Aquilo de termos "vontade de comer uma coisa diferente" ou gostosa é o indicador típico de que vamos comer por comer e não por fome: fome se mata com pão e água e o prazer é inenarrável...

Eu odeio chá preto e odeio bolacha maizena... Depois de 3 dias de jejum absoluto no hospital, adivinha o que me trouxeram? Bolacha de maizena com chá preto: foi a coisa mais gostosa que já comi na vida! Não queria chocolate ou pizza: queria exatamente aquilo, algo quente, e que derretesse na boca!!!

Enfim... altas filosofias (rssssss).

Um beijo amiga!

Mary disse...

Na hora em que sentimos a fome verdadeira, aquela fisiológica, quando o corpo realmente precisa de comida, não é simples escolher o que comer. Acabamos comendo o que vem pela frente. Mas se o corpo está em débito, ele agradecerá e não fará nenhuma desfeita.
Acredito que este período de cuidados especiais, além de te trazer fome, traz também a angústia de não poder comer o que lhe é de hábito... Isso é muito chato.
Espero que logo logo tudo volte ao normal.
E vi na régua que perdeste mais um kg! Estás de parabéns, amiga.
Beijos.
;)