Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

terça-feira, 17 de junho de 2008

Fixei no tema "gula"...raios!

Não acho que tenhamos que ser as rainhas do auto-controle, por isso mesmo, não me fiquei a cobrar a história do queijo (pura gula, nada mais) ou outras que já passaram por aqui. Uns dias fazemos a coisa certa, noutros asneiramos. Até acho natural ter vontade de comer coisas que nos dão prazer. E se o prazer está numa bela pizza ou num chocolate ali a jeito, nada mais natural do que ter vontade de os comer. Se o dia foi mauzinho e a vida nos está a correr mal, mais natural ainda o desejo de buscar esse prazer. Se estou ansiosa, se percebi que comer me alivia a ansiedade e me habituei a responder dessa forma à ansiedade, nada mais simples do que comer quando estou ansiosa. Difícil é reflectir esses momentos, tentar perceber o que me leva a abafar sentimentos com comida e "reeducar-me" para criar estratégias e respostas mais adequadas a esses momentos. Como qualquer animal temos a tendência ao funcionamento mais simples do mundo: procurar o prazer e fugir do desprazer e sofrimento. Mas também somos (muito) mais complexos do que isso e a grande questão é que nos cabe a nós escolher. Não podemos ter tudo. Ou bem que comemos tudo o que nos apetece e quando nos apetece ou bem que (re)conquistamos um corpo saudável e giro. Sim, giro. A brigada do politicamente correcto chateia-se um bocado com esta ideia de se querer emagrecer aspirando à beleza. A saúde é que importa. O raio! Quero ser saudável, sim. Mas também quero voltar a ter formas no devido sitio, a vestir tudo o que é roupinha e a sentir-me um must nelas. E acho isso a coisa mais natural do mundo. Aliás, até acho desejável. Há coisa mais triste do que o desinteresse por nós mesmas? Ah e o interior é que importa e tal. O raio! Quem diz este tipo de coisas das duas uma: ou defende-se e tenta negar uma realidade que é angustiante (não me venham com tretas, ninguém gosta de estar balofa) ou nunca esteve verdadeiramente gorda na vida.

E se alguém teve a paciência de ler isto tudo (estou centrada no tema, pronto) e chegou até aqui (rsss), as minhas desculpas pelo silêncio dos últimos dias. Nem aos e-mails respondi. Shame on me. Ando possuída. O dente do siso criou abcesso, tenho uma ferida na articulação entre os maxilares e mastigar é apenas uma doce memória na minha vida. rss Ainda poderia estar contente a apreciar o resultado na balança. Mas pareço um balão. Um balão esfomeado, claro. A porcaria dos medicamentos têm lactose e outros mimos. Inchada, cansada, sonolenta e rabugenta. Foram assim os últimos dias. Nem me animei a saltar para a balança, tal é a retenção de liquidos. Ainda assim, perdi a conta às ideias parvas que já me passaram pela cabeça e que meti (a custo) para trás das costas.. Tipo picar chocolate e deixar derreter na boca ou, como não poderia deixar de ser, comer queijo daqueles bem molinhos e amanteigados (os meus favoritos), entre muitas outras coisas. Enfim, esta cabeça não pára. Tivesse eu tamanho empenho e criatividade com a dissertação de mestrado e já estava mais que pronta.

5 comentários:

disse...

Marisa de Deus, isso aqui está como uma caldeira escaldante, hehehehe! Ok, ok... o jeito é tratar o dente primeiro e depois, vê-se. Agora que é normal termos "vontades", isso é. O problema é o preço que estamos ou não dispostas a pagar. Geralmente o que fica é uma grande dívida, hehehe! De toda forma, força aí. Bjs. Zá.

Flávia disse...

Marisa,

Cuida destes dentes, viu...
E olha, quando eu tinha 128kg AINDA não tinha problemas de saúde e a única coisa que me motivou a emagrecer foi voltar a ter uma vida normal e nisto incluia-se: vestir roupas bonitas, ser paquerada e reaver minha vaidade que tinha ido pro brejo!

Adorei esse post!

Beijos

Jojozinha disse...

Bem, calmaaa!!! :D
Em primeiro lugar concordo com tudo o q disseste na reflexao! Eu quero emagrecer, sim, mas nao quero ficar possuida e cortar c tudo o que me dá prazer. sera que vou ser feliz a pesar 50kg e a comer alface com peixe? Claro que nao! As coisas boas é q nos fazem felizes. E s essas coisas boas impliquem exporadicamente um gelado, uma pizza, um bom queijo... que seja! mas há q manter o equilibrio para tb sermos felizes c o nosso corpo! Pk isso tb é mt importante... o interior tb conta claro, mas n conta para tudo!
:)
E em segundo lugar, cuida la desses problemas e tal, se nao ficas a sopa que te "lixas" :P

Beijinho grande, e obrigado pela visitinha

Anónimo disse...

Você me faz parecer louca (fico rindo olhando para o computador e meu filho fica de queixo caído, meu marido acha que a ausência - ou excesso de açucar está me fazendo delirar ) rssssssssssssss

Só vc para fazer rir de uma situação trágica (dor é horrível), mas achei o máximo a idéia dos chocolates (rsssssssss) acho que vc deve ser uma pessoa muitíssimo interessante!!!!!!!

Espero que a dor passe, que o problema se resolva!!!

Agora, a sua sinceridade é magnífica! Só alguém com um nível de abstração e sensibilidade ímpar para ir tão "direto" ao ponto!!!

Tinha terminado de limpar o AP quanto li seu comentário, e sinceramente tivesse lido antes não teria limpado!!!!!!!!

Sabe que o ponto é exatamente esse: sempre que tento engolir minhas queixas, dê-lhe comida junto!!!

Minha mãe ficou casada 35 anos com meu pai e a vida dela foi um inferno... minha vida de casada é boa, mas tem muitas arestas a aparar e acho que meus silêncios me fazem mal mesmo!

Vou dar um basta nisso, em nome da saúde (rssssssss) mas principalmente da beleza (rssssssssss) senão vou engordar ao invés de emagrecer!

Beijos amiga, quando passar a dor, capricha na dissertação (a minha não ficou essas coisas) porque dá um alívio quando termina!!!

A propósito, se não considerar uma intromissão, conta aí o que vc estuda, fiquei ultra curiosa! Eu estudo ciência política (mas ainda vou mudar para sociologia da saúde rsss).

Beijo e muita saúde para você!

Mary disse...

Marisa... Cuidar da saúde não é só cuidar da alimentação, né? Temos que ficar de olho em tudo. Comer pra esquecer os problemas, ou pra aliviar a ansiedade, acho que só não faz parte da vida dos magrinhos que dizem 'perder a fome' qndo algo está errado. Não é o nosso caso, então temos que ir à luta!
Espero que essa dor passe logo e que tu consigas te organizar na dissertação... a minha foi feita numa correria sem fim!
Um super beijo e sucesso sempre.
;)