Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

sexta-feira, 6 de junho de 2008

(Re)adaptação

Cheira-me que não vou emagrecer nadita esta semana. Nem sei se não vou engordar alguma coisita. Mas não estou nada ralada com isso. Quando percebi que estava a emagrecer demasiado rápido fui aumentando as quantidades do que comia até abrandar o ritmo. Agora, o que não me falta é por onde cortar. No exercício então, o que não me falta é por onde aumentar. rss Portanto, tenho ainda muitas cartas na manga e isso faz com que não me sinta particularmente ansiosa com paradas na balança ou até mesmo com ideias de peso plateau e afins.

De há dias para cá, as mesmas quantidades ou similares têm-me deixado cheia. Como ando um bocado indisposta, ainda coloquei a hipótese de ser mais uma daquelas crises de vesicula mais chatas a iniciar (com a sensação de enfartamento). Mas pareceu-me também que estaria a ultrapassar as minhas necessidades calóricas. Afinal, sempre são menos 15 kg para transportar. É natural que as necessidades do meu organismo sejam agora menores do que eram há umas semanas. Seja como for, tinha decidido que ia esperar para a balança parar ou quase parar para decidir como reduzir. Não vou apanhar nenhum comboio, posso perfeitamente esperar mais um tempinho para ver os digitos a baixar (apesar de estar mortinha para me ver na casa dos 60's rs). Digamos que é uma forma de tentar evitar descidas do metabolismo por criar mais restrições do que o necessário a cada etapa. Afinal, ainda faltam muitos kilos para a minha meta e sabemos bem que os primeiros são sempre os menos complicados de abater. Não me faz sentido queimar todos os cartuchos no início.

Dentro da mesma lógica, estou aqui a pensar que faz sentido reduzir algumas das refeições, mas, se calhar, não o suficiente para garantir perdas de peso. Apenas o suficiente para não me sentir cheia. Na verdade, custa-me menos cortar na comida do que encarar o exercício com regularidade e empenho. Uma vergonha, eu sei. Mas é a mais absoluta verdade: Sou preguiçosa e não tenho vergonha na cara rss Ah! E, volta e meia, sou burra também: quando me mentalizo e me esforço, o exercício sabe-me bem e, mesmo assim, custa-me sempre dispôr-me a isso. Há sempre um "Oh. estou aqui tão bem" ou "e se fosse mais tarde?" ou "hoje estou mal-disposta e se ficasse para amanhã?". Enfim, é uma luta (idiota) comigo mesma. Mas como também não sou burra a tempo inteiro, acho que nesta etapa faz muito mais sentido mexer-me mais do que comer menos. Trabalhar para dar uma aumentada no metabolismo no lugar de arriscar a descê-lo é melhor pensado. Agora vou dormir sobre o assunto a ver se me consigo convencer.

Toparam? A expressão de gaja molengona? Vejam lá se a gaja aprendeu a dizer : "agora vou ali para a elíptica pensar" ou "vou caminhar sobre o assunto" ou, qui çá , "vou ali levantar uns pesos, dar uns pulos e esfalfar-me enquanto penso nisto". Ná. O que está dar é: "vou dormir sobre o assunto". E agora até vou mesmo que já é tarde. ehehehe

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu adoro, repito: a-d-o-r-o ler seus posts!!! Morro de rir, fico com dor de barriga (é, porque com a minha circunferência seria estranho ter "dores abdominais"... rssssssss ainda não tenho contato com meu abdôme kkkk).

Eu, quando podia caminhar (quando não era uma mulher galo com esporão de calcâneo) pensava enquanto andava, era bom, relaxava e sinto muita falta... A bicicleta ergométrica me estressa, fico agitada... enfim... cada um vira-se como pode!!!

Ah, adoro seu português! Adoro as expressões... me pego falando e meu marido estranha muito...

Nosso GPS tem voz "portuguesa" e sempre lembro de você quando ele diz "apanhe" ao invés de "pegue" ou "rotunda" ao invés de "rotatória" como falamos aqui...

Bj e inté... e obrigada pela força!

disse...

Hehehehe, somos iguais nas questões de exercício. E muito bem pensada sua atitude em acompanhar seu metabolismo para fazer os ajustes necessários. Surpreendente tb sua cautela e a falta de ansiedade com resultados. parabéns, pois isso é um excelente aprendizado. Bjs e ótimo final de semana. Zá.

Jojozinha disse...

tens aqui um optimo blog, sim senhora! :)
Acabei de te enviar um convite para acederes ao meu
um beijo*

Mary disse...

Gosto da tua consciência. Ela denota maturidade e determinação.
Sabes bem o que fazer se a balança 'não te agradar'...
Isso é ótimo!
beijos e muito sucesso!!!

Ana Bastos disse...

Olá!!!!
passo para desejar um resto de boa semana ;)))
e dizer k gosto dessa tua atitude... já diz o velho ditado "devagar..."
força! (eu p o exercicio... tb sou um cadinho p o "calona"...)

bjinhu

Flávia disse...

Oi Marisa,

Eu sou o oposto: prefiro me descabelar na academia a deixar de comer...mas sabes o que percebo agora? Não tenho mais vontade de comer como antes. Não falo só de quantidades, mas de qualidade também.

É muito legal ver a tua maturidade no processo de emagrecimento, vc está sempre pensando no futuro e não tenha precipitar as coisas e isso é muito bom. Tarda nada estás na casa dos 60.

Beijos