Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Reintroduzir a alimentação com precaução?

Ui! Foi cá uma precaução que nem vos conto..ehehehe Foi mais com um jantar óptimo que me soube pela vida. rss Anda aqui uma gaja cheia de boas intenções e depois aparece a família que vem passar cá a semana, carregada de coisas boas. O que ia ser o jantarzinho mais simples do mundo, rapidamente passou à ideia (não minha) de entrecosto e enchidos vários grelhados. Trouxeram bananas e depois, como quem não quer a coisa, perguntam-me como faço aquela banana que estava óptima não-sei-quando. Já estão a ver o filme, né? Banana frita, feijão preto, farofa. Enfim, menu completo. Depois, enquanto preparava o jantar, começo a olhar para aqueles enchidos todos (que eu adoro) e a perceber que ia ser meio chato, depois de tanta restrição, olhar para tudo e não tocar em nada. Assumi que não comia nada de carne de porco e enchidos e grelhei um bife de vaca (de uma parte mais magra) para mim. Mas acompanhamentos foi de tudo. Não abusei muito, mas atendendo à miséria que comi a semana toda, estiquei-me mais do que devia com a banana frita e a farofa. Azarito. É que me soube mesmo bem.

Então, percebi uma coisa. O que me chateia não é um pézito fora do lugar em situações destas, partilhadas, em que saboreio realmente e curto cada pedacinho com o maior prazer. O que me chateia são os dias em que como por comer ou como porque estou em stress ou ansiosa com alguma coisa. O que me chateia é não perceber que não é preciso comer que nem parva qualquer coisa que me saiba bem. Um bocado chega, não é preciso abusar. Tenho tido mais cuidado e quando decido fazer uma refeição diferente, tenho mais atenção à qualidade do que coloco no prato na hora de decidir a porção de cada alimento. Ontem não foi bem assim. Até deixei o arroz no prato, só para tirar um bocado mais da farofa e da banana que me soube muito melhor. Não é lá uma troca muito inteligente ou saudável. Mas azarito. Não extrapolei em demasia as quantidades. Hoje estou de volta à alimentação equilibrada e aos tais cuidados na reintrodução da alimentação normal...rss Hoje eles podem comer o que quiserem, o meu jantar vai ser peixinho grelhado. ;)

Continuo com a mesma ideia: alimentar a gula antes de surgirem forte e feio os desejos, resulta muito melhor comigo. Já sei que vai ser uma semana com o frigorífico com tudo o que é tentação e com jantares particularmente apelativos. É sempre assim quando tenho cá a família. Agora não tenho desculpas para esticar o olho para as comidas alheias. Ja fiz o jantar da gula.

3 comentários:

Victória disse...

Olá, isso é que é falar, eu preciso de comerde vez em quando aqueas coisitas que não devia, porque se não o fizer entro em stress e como ainda mais e pior, por isso vou fazer como tu, tentar controlar a quantidade e no dia a seguir voltar às coisitas saudáveis, muito aprendo contigo rapariga. Beijocas e boa semana

Fofolety disse...

As vezes temos que comer alguma coisa que a gente gosta muito, caso contrário a gente acaba enlouquecendo, e com muito stress como vc mesma disse...hehehe...Bjos

Tágide disse...

Tu andas mesmo numa de gula, uffaaaaa!
Pensa assim é uma fase!
O meu padastro com quem sempre vivi era médico e ía muito a um restaurante macrobiótico que adorava, um dia (há muitos anos mesmo) encontrámos o dono do restaurante a comer umas sardinhas no restaurante, o meu pai cumprimentou-o e disse então a comer sardinhas isso é que é??????
Ele respondeu o corpo estava a pedir, e tb pedia muito sal, tanto que tomei banho de sal e vim comer sardinhas.
Quem sabe o teu corpo está a pedir essas coisinhas todas.
Beiufasssssss