Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

sábado, 26 de julho de 2008

Adaptação à actividade física

No post anterior esqueci-me de esclarecer algo que me parece importante. Não decidi fazer metade e 1/3 das repetições ou adaptar os exercícios por me estar a ser difícil acompanhar o vídeo. Revi-o antes, reflecti o que me parecia a melhor forma e antecipei o que e como ia fazer. Como não conheço bem os limites actuais do meu corpo, já que as referências mais claras que tenho são de há anos com outra forma física e com um peso inferior, decidi logo usar de toda a precaução e que pararia se me sentisse demasiado cansada ou algum tipo de dor. Mesmo as caminhadas, comecei no inicio de Março e os primeiros dias resumiram-se a 1 volta ou 2 no quarteirão. Comecei por subir 3 ou 4 andares de escadas e fui aumentando até subir os 10 andares. Vinha de uma vida absolutamente sedentária, com muito peso a mais, dores nas articulações e zona lombar quando estava muito tempo em pé. Tinha que começar com muita calma. Com a elíptica idem. Apesar das minhas baldices, de não ter a constância nem o empenho necessários para melhorar a minha condição física tanto quanto tinha planeado ou gostaria, fui evoluindo alguma coisa e aumentando o tempo nas caminhadas e na elíptica. Menos regularmente, é certo, fazia abdominais, alongamentos, etc. Isto é, fui preparando o caminho que me permitiu acelerar com alguma segurança nas últimas semanas. Também perdi muito peso, o que fez logo uma diferença imensa.

Voltando ao dia do vídeo, fui caminhar nesse dia, mas antecipei um percurso bem mais soft e com menos de metade dos kms dos definidos para os dias anteriores. Resultou bem porque no dia a seguir estava algo dorida, mas nada que me incomodasse por aí além ou me dificultasse algum tipo de movimento. Mas senti que o corpo começava a acusar o cansaço das últimas semanas. Comecei a sentir depois de Sábado, dia em que decidi conhecer uma zona nova, distraí-me e exagerei. Andei sempre em direcção oposta à minha casa e nem me ocorreu que depois teria que refazer todo o percurso... coisas à Marisa... rs Andei uns 15 ou 16 kms, com subidas à mistura e os últimos custaram-me. Domingo suavizei para compensar. Mas ainda assim, depois do vídeo, acho que a coisa acumulou. Talvez mais por estar menstruada, não sei. Nesse dia a volta foi curta e nas calmas, só para não parar abruptamente. No dia a seguir acabei por me dar o dia de descanso. Ontem estava como nova. ;) Voltei ao vídeo e senti muito mais energia. Fiz mais um pouquito que da primeira vez e hoje acordei como se não tivesse feito nada. Agora sei que posso aumentar mais as repetições e em segurança. Para mal dos meus pecados, não tenho desculpas para não me cansar mais do que ontem....ehehehe As caminhadas prosseguem, claro. Mas a um ritmo adaptado.

Estes dias andei pouquinho por aqui. Este fim-de-semana vou colocar as leituras em dia e saber as novidades por aí. ;) Beijinhos e obrigada pelo incentivo no post abaixo.

3 comentários:

resolução minha disse...

andaste 15 ou 16 km?! fantástico, assim acompanhas a perda de peso de um óptimo tónus muscular. levas isto 100% a sério! Parabéns! És um modelo a seguir.
Bj

Anónimo disse...

Já fiz dessas... andei sem destino e depois me F... para chegar em casa rsss

Da academia no meu condomínio dá uns 4,5 km só, e eu levo 60 minutos rsssss antes andava 9 em 1 hora e 15, enfim né... estou mais lentinha.

Bem: quanto a dores no corpo, desde que comecei a academia não tem um dia que não sinta algum músculo desconhecido rsss

Que bom que você está melhor a cada dia, sempre me esclarece muito nos seus posts e nos seus comentários (inclusive em outros blogs sempre leio os seus rsss).

Sou sua fã. De carteirinha. Beijos

Flávia disse...

Devagar e Sempre Querida!

Beijos