Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

terça-feira, 8 de julho de 2008

Ponto de situação

Meninas, obrigada pelas palavrinhas e incentivo. Ainda não tive oportunidade de correr as capelinhas e comentar. Fui destronada da net. rss A minha teen linda ( a menina da matemática) está a passar uns dias connosco e açambarcou o meu PC. O PC do gajo decidiu não arrancar e, por algum motivo que me escapa não consegui ligar a net no portátil. Estão a ver a minha irritação?! Enfim, devem ter sido os deuses a conspirar para eu não me distrair do trabalho. rss Não tarda, vou ceder-lhe este PC outra vez. Afinal, a miúda tem que se distrair. ;)

Agora aquilo que queria falar. Eu comecei com os exercícios há muito tempo. A questão é que não me tenho dedicado o suficiente. Nos últimos tempos houve uma série de dias em que voltei a não fazer nenhum. Claro que estava com a família em casa e o tempo estava curto. Mas isso também não deixa de ser uma desculpa. Conheço-me bem e sei que se tivesse metido na cabeça a sério teria saído para caminhar nem que fosse à 1h da manhã e teria cumprido o programa na elíptica nem que fosse às 2h. Portanto, baldei-me porque aproveitei a desculpa. Há muito tempo que tinha deixado de utilizar o elevador. Excepção feita para quando chego sózinha e carregada com compras. Quando venho com o gajo mando-o com as coisas pelo elevador e eu subo a pé. rs Moro num 10 º andar e acaba por ser mais um treino. Quanto mais não seja de força e isso é algo de que preciso de desenvolver por causa dos problemas no pé. Desde que o calor começou a apertar comecei a baldar-me e a utilizar cada vez mais o elevador. Com as caminhadas, comecei a fazer a coisa pelo menor esforço. Andava um bocado na molenguice e, pronto, já chega, vou para casa. Não me dou bem com os primeiros tempos de calor, desce-me a tensão e tendo a ficar molengona. Mas poderia ter feito as coisas à noite. Não me apeteceu. O resto são desculpas. Já tive fases bem piores e em que me exercitava a sério e regularmente. Nunca fui muito de ceder às dificuldades quando estou motivada. Nas últimas semanas também fiz abdominais, exercícios de braços, alongamentos, etc. Mas não fiz nada com a constância necessária para evoluir. Nuns dias faço noutros não. Nuns dias esforço-me alguma coisa noutros não.

A Flávia escreveu ontem um post em que falava na disciplina e constância com os exercícios e é isso que me tem faltado. Isso e algo que já tinha falado aqui em tempos: o desejo de me superar. Para mim, isso é critério fundamental para voltar à forma. E quando falo em voltar à forma não me estou a referir apenas a chegar à minha meta em termos de peso, mas, acima de tudo, a voltar a ter uma boa forma física. Algo um pouco mais parecido com o que tinha anos atrás quando corria ou nadava diariamente. Para isso, não tenho trabalhado o suficiente, nem nada que se pareça.

Já devem ter reparado que não sou muito de me ficar a chorar. Esse foi o erro que cometi nos últimos anos e não pretendo voltar a repeti-lo. Domingo e ontem dei mais de mim e esforcei-me. Mas sinto que a coisa continua a não estar interiorizada e sei que enquanto não estiver não vou ser disciplinada o suficiente nem vou evoluir. É a mesma coisa com a alimentação. Enquanto não temos a coisa bem interiorizada, passamos o tempo a esbarrar com tudo o que é porcaria que não podemos comer.

Nos últimos tempos, pedi aos meus pais para me trazerem o meu equipamento dos tempos em que nadava. Andei a digerir a coisa e vou mesmo engolir a vergonha de arrastar as banholas em fato-de-banho. rs Umas semanas a nadar e suavizam as razões da vergonha. ;) É o meu exercício favorito e, portanto, parece-me mais fácil manter a disciplina necessária para começar a evoluir. Foi o que fiz em tempos, após um período mais sedentário, quando quis começar a correr. Comecei por nadar diariamente e, aos poucos, fui introduzindo a corrida. Os benefícios da natação foram-se reflectindo e fui conseguindo desenvolver cada vez mais a resistência na corrida. Hoje não poderia fazer as coisas da mesma maneira nem ao mesmo ritmo por causa do pé, mas sei que posso conseguir muitíssimo mais do que até aqui. Na lesão mais complicada, quando larguei as muletas, após 6 meses, também achavam que eu não ia conseguir fazer muita coisa. Mas logo no primeiro mês de fisioterapia comecei a sair paragens antes no autocarro e a ir a pé até lá. A cada semana saía mais longe. Em pouco tempo, passei a fazer bicicleta estática em casa e a fisiatra acabou por concordar. É muito fácil darmos desculpas de falta de tempo, de tensão baixa com o calor ou do raio que parta. Quando não nos dispômos a investir qualquer desculpa serve. Mas quando queremos mesmo vamos ultrapassando com calma e persistência cada obstáculo. Eu superei-me sempre que quis e o que me incomoda é a falta desse desejo. Eu digo que quero, porque racionalmente quero. Mas, lá no fundo, não quero, porque se quisesse fazia. É mais cómodo ficar abancada no sofá e dar azo à preguiça.

Acabou-se o tempo de antena da choraminguice: Hoje mesmo vou à piscina aqui da zona informar-me das condições. Quero começar amanhã.

7 comentários:

Ana Bastos disse...

:) pois é...vai lá á piscina ver as condições, e a atitude fica tomada :) e avanças para o exercicio!

Mas é fácil dar desculpas.Muitas vezes acreditamos nelas!O frio, o calor, o cansaço, a tensão... todas essas desculpas tb são minhas. Entendo bem. E faz tão bem o exercicio, a nivel mental então é excelente.

bjinhus
(eu recomecei a caminhada ontem, eheheheh 10 km!)

Fofolety disse...

Amiga as vezes falta algum incentivo, quem sabe uma roupa
que vc quer muita e não serve
sei-la, pense nisso quem sabe
vc consegue, sem contar que
tem pensar na sua saúde tb né.

Andressa disse...

Oie lindonaa
aii meninaa axo que esta faltando isso pra mim tenho ido mais não frequentemente preciso repensar e repensar
beijos lindona emuita força pra nós
Fika com Deus

Victória disse...

Olá, olha sabes uma coisa? Eu acho que o primeiro passo pra começarmos alguma coisa é admitir os nossos erros e elaborar um plano pra começarmos a contraria-los. Esse passo tu já deste, por isso acredito que vais começar a sentir essa vontade de fazer as coisas e vais fazê-las, sem qualquer tipo de desculpas! Uma missão bem sucedida foi sempre bem planeada e eu torço pelo teu sucesso, do qual não duvido nadinha! Muita força e boa semana! Bjs

Mary disse...

oBaaaaaaaaaaaaaaa...
Tomou a atitude certa elegendo o exercício que se encaixa melhor com o teu perfil. Os resultados não são imediatos, Marisa, mas a endorfina que os exercícios proporcionam é a motivação de ouro!
Tô sempre torcendo por ti.
Um super beijo.
;)

Anónimo disse...

Adorei esse post amiga! Temos de encarar nossas "fraquezas" para superá-las... mas sabe?

Acho que você faz mais do que pensa: está conseguindo vencer do seu jeito, sem se maltratar nem se exigir demais. Acho que não é um ritmo ruim não... Mas se sente que é hora de acelerar, vamos nessa!

Concordo contigo, como diria o chato do Napoleão "quem quer encontra os meios e quem não quer encontra os motivos"...

Eu acho que queremos, então tudo será superável!

Beijos e também vou melhorar minha disciplina e constância (CHEGA DE CORPO MOLE, LITERALMENTE RSSSSS)

Flávia disse...

Marisa,

Que dizer? Já dissestes tudo!
Gosto muito dessa tua postura, de se responsabilizar pelas atitudes, de não choramingar...penso que só vamos adiante EM QUALQUER ASPECTO DA VIDA quando paramos de focar nas nossas limitações e procuramos formas de superá-la, essa sim uma atitude madura.

Acho que os processos mentais já fizeste, agora vamos AGIR e fazer jus ao nome do blog, topas?

Beijo Grande!