Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Peso e emagrecimento

Descobri outra forma de monitorizar as minhas evoluções nas caminhadas: Google earth. Tem uma ferramenta que permite marcar os percursos e contabilizar os kms. Comecei a fazer menos kms, mas mais a sério, a melhor ritmo e sem pausas: Passei aos 8 kms e agora aos 9 kms. E estou a gostar! :)) Ando a tentar convencer o gajo da casa a tornar-se adepto das caminhadas..tarefa difícil..rsss Quanto estiver mais preparada e com os tendões mais habituados ao esforço, quero tentar um jogging soft. Gostava que ele viesse . Ele está em melhor forma que eu, mas, ainda assim, só lhe fazia bem. Se não vier, azarito. Vou eu. Ele é que perde. Já lhe disse: daqui a uns anos 'tou eu toda fresca e ele todo "ai" e "ui", com a idade a pesar-lhe. (tão má...) ehehehe

Como sabem, peso-me quase todos os dias, mas só registo de tempos a tempos (a cada 8/10 dias). Já aqui tinha explicado em tempos que o acto de subir à balança é algo que me ajuda a focar e a organizar-me mentalmente. Hoje pesava mais 200g do que ontem. Há 3 dias pesava mais 600g e isto é habitual. Então a gaja alimentou-se direitinho, caminhou kms e engordou 200g?! Claro que não, né? Não seria possível e a roupa também me diz o contrário: está cada vez mais folgada (as calças novas não tarda precisam de reforma..). E falo nisto porque? Chego à conclusão, nas voltas por aí, que a balança é hiper-valorizada. Mas há muitas razões para, em determinada altura, o peso não descer ou até mesmo para subir que não o ter ganho gordura. Muitas meninas na mesma situação já estão a desanimar e a achar que não vale o esforço. Mas vale! Vale porque se tem uma vida mais equilibrada, saudável e isso traz-nos bem-estar. E vale porque, com o tempo, a balança acaba mesmo por colaborar.

O corpo é uma máquina inteligente e tramada, não gosta de perder reservas e resiste quando se sente em privação. Por isso, não é bom descer logo muito o número de calorias ingeridas ou aumentar muito, de uma vez só, as dispendidas (relativamente às ingeridas). O corpo entra em alerta, começa a tentar compensar as perdas e o metabolismo acaba por descer. Mesmo não tendo feito nem uma coisa nem outra ( subo sempre um pouco a quantidade de comida nos dias mais activos), nem sempre o peso desata logo a descer. Tem sido sempre assim. Agora estou em TPM, mas quando não estou, acontece o mesmo com frequência. Desce, flutua uns tempos e depois desce mais e de vez. É uma das razões porque não costumo registar aqui as gramas, apenas os kgs perdidos. No último Domingo levava 400g de avanço. Hoje tinha 200 dessas 400, se estiver assim daí a uns dias, não preciso mexer na réguinha e aposto que em breve volto a registar menos um kg com mais umas gramas de avanço. Se não for Domingo ou Segunda, será no final da semana ou na outra semana. Não interessa. Mas se continuar a fazer as coisas certas, o peso vai mesmo descer! Isso é que importa!

Por isso, meninas : Nada de desanimar! A equação é simples: alimentação equilibrada + actividade fisica = emagrecimento. Se a coisa não acontece logo ou ao ritmo que se espera, não se ralem muito. Continuem! Porque o resultado da fórmula só pode ser esse: emagrecer. No entretanto, ganharam-se muitas coisas: uma forma de estar mais equilibrada, uma alimentação mais saudável e sem neuras, melhor forma física, etc. Quarta-feira saí com umas amigas minhas e achei graça. Os primeiros comentários delas não tiveram a ver com o peso em si, apesar de ser visível que perdi mais uns kgs desde a última vez que as vi. Tanto que isso foi comentado, claro. Mas a surpresa, foi o meu aspecto. Acharam-me com um excelente ar e que há muito que não me viam assim. E é verdade. Há muito que não me sentia assim e estou com melhor aspecto, sim. Até já podia ter perdido mais uns kilos, restringindo mais a alimentação (ainda tenho larga margem para isso), mas duvido que andasse tão bem. Não troco este bem-estar por uns kgs a menos mais rápido. Nada disso. E o que perder é para ser de vez, sem andar depois doidinha com a balança e a comer que nem passarinho, sempre em risco de aumentar tudo outra vez.

5 comentários:

Serei Magrinha disse...

Minha balança acontece o mesmo.
Subo nela e cada dia estou mais gorda, como isso?
Num dia estou com 73, no outro 71, no outro 72...Mto louca.
Eu me confio mesmo é na fita métrica e nas roupas.
Beijinhos

Mary disse...

Eu tenho deixado a balança em segundo plano, e me concentrado nas roupas, no espelho e nos exercícios... Se eu estou ganhando massa, se estou ganhando peso em água... não é gordura porque a alimentação é boa!
Então, vamos aos exercícios e apreciar os resultados na frente do espelho.
Bjinhos.
;)

resolução minha disse...

Marisa, axo k estou no bom caminho para começar a pensar como tu! Considero o teu raciocínio e as tuas considerações certíssimas, não posso concordar mais contigo! Vou tentar ter sempre em mente essa linha de pensamento e essa equaçao (não matemática mas de vida sã) mas como te disse axo que estou a conseguir mudar a minha postura e os meus hábitos relativamente à minha relação com a comida, e isso devo-o aos vossos blogs todos!
Bj

Anónimo disse...

Eu peguei o tal programa, bem legal mesmo! Vou calcular o quando ando ao voltar da academia e vou postar lá no meu blog!!!

Você se pesa quase todos os dias, e diz isso como se fosse normal???? Fiquei pensativa...

Sabe que em novembro do ano passado fiz isso, tenho os dados e os gráficos (vou até dar uma olhadinha). Durante um tempo funcionava bem: eu emagrecia todos os dias, somei quase 8 quilos em um mês! Mas quando estacionou passei a me irritar toda vez que subia na balança... daí parei.

Acho mais saudável pesar uma vez por semana (mas acho mais seguro pesar todos os dias rssssssss).

Na academia os instrutores mandam quebrar a balança e só usar como parâmetro: um jeans sem strech do número atual ou um menor; fita métrica. Porque um corpo malhado é mais pesado né? Uma mocinha lá, majérrica, finíssima, pesa 72 quilos! Quase caí de costas quando ela se pesou na minha frente para provar... Então dizer o quê? Ela tem uma barriga chapada, pernas bem torneadas, é linda! E seria considerada "gorda" por muitas blogueiras!

Estou me pesando só nas quartas-feiras (no final de semana foi só para me torturar e provar que eu não valia nada, vai dizer que nunca fez dessas bobices sem tamanho? Eu queria me provar que ia mesmo engordar tudo denovo affffffffff camisa de força urgente!).

Mas agora estou calminha!

Beijos

Flávia disse...

Marisa,

Nunca usei a ferramenta do Google porque não caminho na rua, mas sabes que fiquei curiosa para saber a distância de alguns lugares que costumo ir à pé?
Vou dar uma checada!

Sobre a alimentação e os exercícios concordo em número, gênero e grau. Muito mais importante que a balança é o bem estar. Claro que ela não deixa de ser um parâmetro...mas não podemos fazer loucuras em nome do peso x na dita cuja!

Beijoooos