Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

sábado, 26 de julho de 2008

Avaliar métodos e erros - procurando equilíbrio(s)

A Flávia e a Crazy Cat Lady deixaram comentários que levantam questões interessantes de ponderar. A Flávia quando diz que ultrapassar os limites é prestar um de-serviço ao nosso corpo. Não podia estar mais de acordo. Uma coisa é trabalhar para irmos aprendendo a reconhecer os nossos limites, tentando pouco a pouco superá-los, outra é ultrapassá-los com todos os riscos que isso implica. Quando temos uma vida muito sedentária e passamos a exercitarmo-nos isso requer um esforço acrescido ao nosso sistema cardiovascular, articulações, etc. Com peso a mais então, esse esforço é consideravelmente aumentado. Passar do 8 ao 80 é um risco grande para a saúde e comporta também um risco acrescido de sofrer lesões. Sendo que o 80 deve ser avaliado em função da condição física de cada um. Começar com uma hora de uma aula de aeróbica pode ter sido razoável após uma fase em que não pratiquei desporto, mas caminhava muito diariamente e tinha um IMC normal (já para não falar que tinha outra idade). Em Março, com 91,4 kg, sendo que o exercício anterior era levantar o rabo da cadeira até ao estacionamento em frente, essa mesma aula seria excessiva. Claro que eu tenho que ser muitíssimo mais cuidadosa que a maioria pelos problemas associados a lesões antigas. Mas iniciar com moderação e equilíbrio, avaliando a condição fisíca do momento e respeitando os limites é válido para todos. Dar tempo ao organismo para recuperar do esforço e poder voltar à carga, idem.

A Crazy Cat Lady fala noutra questão: actividades aeróbicas como caminhar ou jogging são um bom exercício para a parte inferior do corpo. Na verdade, já noto diferenças nas pernas e nádegas, apesar do muito (mesmo!) que ainda falta. A questão foi mais sentir a necessidade de trabalhar também abdominais, peitorais, bíceps, triceps, etc. Sendo que a parte inferior do corpo também vai beneficiar muito com a introdução de outros exercícios. Mas o mais interessante foi a referência aos resultados quando os exercícios aeróbicos são mal conduzidos. Muita gente convicta de que vai emagrecer mais rápido exagera logo na dose ou prossegue com uma alimentação muito restritiva para o grau de actividade que está a ter. Resultado: perda de massa magra. Acho que vale a pena pensar nisto e nas implicações da perda de massa magra quando queremos emagrecer de verdade e de vez. Emagrecer é muito mais do que perder peso: é perder gordura.

Quando olho para trás, revejo a minha vida e tento perceber os métodos que utilizava para manter um peso minimamente normal, percebo que cometi erros atrás de erros. Não foi à toa que passei anos em sanfonas que começaram com 5 ou 6 kgs. De cada vez, ganhei de brinde 1 kg ou 2. Por fim, já não tinha 5 ou 6 a perder, tinha 10. Nem tenho dúvidas de que isso contribuíu muito quando, mais tarde, com um metabolismo ainda mais alterado com problemas de saúde e com uma lesão que me fez passar a uma vida mais sedentária, engordei brutalmente em tempo record. Isso e todos os maus hábitos que nunca quebrei. Aumentava o peso passava a restringir a alimentação e a exercitar mais. Ao fim de um tempo no peso certo começava a relaxar. Claro. Ninguém sustenta disciplina a mais por muito tempo. As questões essenciais como aprender a alimentar-me com equilibrio e sempre, a criar metas de perda de peso mais lentas e seguras, a exercitar-me de forma adequada, a não descarregar ansiedades em quantidades anormais de queijo, a não petiscar nos intervalos das refeições (etc.), nunca as aprendi. As teorias até as conhecia, mas borrifava-me. O importante era voltar ao peso certo em tempo record, depois preocupava-me com o resto... É pela consciência de tanta tolice que fiz que, volta e meia, volto a estas questões. Nas voltas por aí, percebo que, hoje em dia, com tanta informação que existe, com acesso muito mais fácil à mesma e com tantos exemplos, quer errados quer certos, os mesmos erros persistem. Até em doses bem mais exageradas. Eu até entendo que há coisas que temos mesmo que sentir na pele para perceber, apesar de ser adepta da velha máxima de que não temos tempo na vida para cometer todos os erros, portanto devemos aprender também com os erros dos outros. Mas, convinhamos, boa parte das pessoas com excesso de peso já viveu todas estas asneiras na pele. Faz sentido persistir nos mesmo métodos? Se tivessem resultado não estariamos aqui, não é?

4 comentários:

Vanessa disse...

Tudo bem, pela brincadeira.
Quanto esse texto, nossssaaaaa disse tudo, realmente é pra se pensar e analizar.
bjsss e otimo domingo!!!

Crazy Cat Lady disse...

olá (isto vai ser longo)

qt ao post anteriors: ainda tens a eliptica? é um treino bastante completo e mt bom para poupar as articulações

qt ao jogging e caminhada, é um erro comum pensar que não trabalham os abdominais, quando é dos melhores treinos para fortalecer a parede abdominal- claro que quem quiser ter os gomos de cada abdominal separado não chega, mas tem a ver com o movimento realizado, especialmente na corrida o maior trabalho é suposto ser dos abdominais e dos musculos envolvidos no movimento da anca (flexores da anca, abdutores, etc) para quanto o pé bate no chão a perna manter-se estável, o que só se consegue com força no centro do corpo suficiente. O que acontece é que os musculos da zona da anca são dos mais pequenos e geralmente ng se preocupa em treiná-los...pq, bem, é daquela força que se toma por garantida até se começar a fazer fracturas na anca em idades mais avançadas, e é uma força que a maioria das pessoas com pouco condicionamento não tem e é mt importante para o bom deslocamento e para evitar dores nos joelhos e tornozelos que mts vezes ocorrem no jogging : ocorrem pq pessoas sem força no centro do corpo não conseguem estabilizar as pernas com o impacto do chão no pé.

Disto isto, concordo perfeitamente que as pessoas n devem acordar um dia a mal conseguir levantar-se da cadeira e sair por aí a fazer 1 hora de aeróbico subalimentadas, nem a ver os truques mais doidos (para a vida da pessoa) tipo "cardio em jejum elimina mais depressa", pq alguns desses truques são para pessoas em MUITO boa forma, que têm excelentes níveis glicémicos e de resistência.

Posso dizer-te que inicialmente fazia 20-30 minutos de exercício aeróbico e já ficava mt perto do meu limite, mesmo que em repouso a minha pulsação andava quase nos 80 - normal em mts mulheres, uma anormalidade em mim) e em 2 meses de exercício (ainda estava com um peso acima do considerado aceitável) a minha pulsação em repouso já andava abaixo das 55 pulsações (o que em mim já estava dentro dos parametros, apesar de ser anormal na maioria das mulheres ter a pulsação abaixo dos 60-70) e já fazia cerca de 90 minutos confortavelmente (não estou a dizer que alguém deva fazer 90 minutos, mas eu estava a testar o meu limite e cm tenho mt volume de oxigénio por cada batida cardíaca o meu ponto de falha muscular é retardado). Agora (digamos que a casa dos 50 já era) há quem me diga que eu já n preciso de fazer cardio tantas vezes e que causa flacidez(!), mas parece-me óbvio que eu não vou manter um condicionamento cardíaco destes só a fechar a boca e tenho o cuidado de não entrar no ponto de queima de gordura durante o exercício e repor calorias após treinos para n perder massa magra.

Quanto a treino complementar ao cardio - eu chamo cardio pq aeróbico é basicamente cardio com mais de 45 minutos, abaixo é treino cardiovascular mesmo, eu não gosto mt desses sitemas de videos pq basicamente são variações para as pessoas n se aborrecerem de exercícios base (e eu gosto de ter uma rotina simples e eficaz e que n precise de um caderno para me lembrar qual o exercício doido q me falta fazer. Dito isto, os meus exercícios base (tenho uns engraçados tb, mas só faço se me lembrar), são

- agachamentos - são importantes para a força na zona da anca, e pelos musculos da perna, pelo que são bons exercícios -se bem feitos, se não é meio caminho andado para lixar os joelhos - para jogging tanto em movimento cm se quisesses treinar velocidade de arranque

- flexões - para treinar a zona do peito e braços, mas mt importante, para fortalecer as costas e fortalecer a cervical o que ajuda em alguns casos a dor lombar (se esta for causada pelo mau alinhamento da mesma), e pq pronto, pessoas que não conseguem com o peso do proprio corpo com os braços ou pesam mt mt muito ou estão fracas demais (nenhum deles é bom pronuncio)

- abdominais - mas não os "normais" que se te dói a lombar deves ter a curva lombar acentuada - abdominais + curva lombar = geralmente má ideia. geralmente faço algo mais simples, pego numa bola e faço rotação da bola de um tornozelo (ao nivel do chão) até ao outro tornozelo (passando pelo ar) contraindo os abdominais, dá para sentir perfeitamente os abdominais- sobretudo os obliquos. Por vezes faço abdominais invertidos e normais, mas dá-me uma bruta dor na lombar em pouco tempo e a minha parede abdominal é relativamente forte na mesma.

Bem, já acabei o testamento, bjs

resolução minha disse...

realmente Marisa, as teorias sim sabemo-las muito bem mas não nos importamos (ou será que já posso não nos importávamos e agora já.... Agora, estou a tentar põ-las em prática, é o início de uma longa caminhada mas é para manter para o resto dos meus dias. Eu tenho feito cerca de 60 minutos de caminhada na praia a bom passo, também acho que tem ajudado.
Bj e Bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

Com certeza não dá para cometer todos os erros numa só vida, mas nos esforçamos bastante rssssss

Lendo seu post fiquei pensando muito. Conhece a teoria do bambu? Os pedagogos usam muito: se forçar demais para um lado, quando soltar, voltará com toda força para o lado oposto.

Me incomoda muito os meus últimos círculos: por mais que eu perceba algumas mudanças significativas na minha vida (mais do que no meu corpo), tem dias que fica meio difícil suportar o "processo". Mas vamos em frente.

Eu acho que eu merecia todas essas broncas mas não você. Só se foi antes de te conhecer (tá, agora pouco teve o episódio da caminhada sem fim rsss) porque normalmente te vejo como um exemplo de maturidade e equilíbrio.

Aliás: comecei a vir aqui com mais frequencia depois de morrer de rir com alguns posts seus, e para falar a verdade, nunca tratei seu blog como um blog para emagrecimento, por alguma razão sempre achei que você trata de outros temas bem mais do que de emagrecimento.

Sua capacidade de entender bem o processo eu percebi mais nos seus comentários para mim e para outras pessoas.

Então, o que quero dizer é que você é do tipo "se melhorar estraga". Já tem equilíbrio e maturidade "no ponto" ou seja, sem deixar de lembrar que somos humanas a despeito da tentativa de sermos "melhores do que isso".

Mas é claro que sempre tentamos melhorar com as críticas e sugestões das amigas né?

É que senti o seu post muito mais cabível para mim do que para você... eu é que sou a garota 8 ou 80, minha terapeuta repetia todas as sessões:

"Vania, sabia que entre o branco e o preto tem o cinza"

Eu ria, mas entendia bem o que ela queria dizer...

Beijos amiga querida