Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

domingo, 6 de abril de 2008

Gordura Vs retenção de liquidos

Claro que ninguém no seu juízo perfeito, acredita que tenha perdido apenas gordura. Não teria perdido tanta gordura em pouco mais de um mês, aos 34 anos e sem esfolar a sério com exercício ou com uma dieta estupidamente restritiva ( e que me teria feito perder muita massa magra também). A verdade é que, para além de gorda, estava muitíssimo inchada. Devem ter ido muitos liquidos à vida também.

O ter-me mentalizado, finalmente, de que tinha que ter tolerância zero com os alimentos a que sou intolerante começa a dar os seus frutos. Os problemas de saúde não desapareceram, claro. Em particular, o fígado e os intestinos que ainda vão levar o seu tempo. Mas estou a ficar melhor e o meu organismo começa a ter mais capacidade para responder à alimentação de uma forma adequada. As coisinhas que estou a tomar para o figado, rins e intestinos também estarão a fazer a sua quota parte. Também tenho conseguido manter a alimentação sem picos de glicémia que gerem descargas de insulina (desde a adolescência que tendo a produzir insulina a mais e a ter hipoglicémia - falta de açúcar no sangue), o que tornaria muito difícil a perda de peso.

Mas, acima de tudo, não tenho dúvidas: tem sido a boquinha a funcionar. Comer com moderação, de forma equilibrada, privilegiando os cereais integrais, peixinho, carnes brancas e carne de vaca de peças menos gordas. Muita saladinha e legumes em geral. Frutinha todos os dias. Quase tudo grelhado, alguns cozidos e o resto com pouca gordura (um fiozinho de azeite e em panelas/frigideiras anti-aderentes). Tenho-me alimentado bem o suficiente para não ficar com fome, até porque como a cada 2,5 horas. Mas sem abusos.

Sem comentários: