Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

domingo, 27 de abril de 2008

Organizadores externos

Eu sei que tinha dito que só me pesava depois do período acabar, mas não resisti. Esperava ver mais uns kilos, não só pela menstruação, mas porque hoje acordei muito inchada, indisposta e com dores de barriga porque o intestino prendeu outra vez. Ainda para mais, já não estava em jejum. Aqui levanta-se a questão, para quê pesar então? Por duas razões. Uma teve a ver com pura curiosidade. Queria saber se a rentenção de liquidos ainda me criava aquelas variações de peso, ao longo dia, tão brutas de há umas semanas atrás. A outra tem a ver com o meu funcionamento. Gosto de me pesar com frequência.O acto de subir à balança relembra-me o processo e ajuda-me a manter o foco. Não me stresso nada se em determinado dia o peso subiu se sei que fiz as coisas que devia. É natural termos variações de peso, o que não significa que tenhamos engordado.

É claro que as verdadeiras mudanças acontecem de dentro para fora e não o contrário. Mas neste momento ainda sinto falta de organizadores externos, de muletas. A balança é uma dessas muletas. De certa forma, o blogue também. Posso estar motivada e empenhada em melhorar a minha saúde e em emagrecer e estou mesmo. Mas tenho a consciência de que isto é apenas o inicio de um longo processo. Nenhuma verdadeira mudança acontece de um dia para o outro. O que acontece é a vontade, o desejo de mudar. Sei que até aqui tenho conseguido gerir os acontecimentos. Nuns dias melhor noutros pior, mas, no geral, tem corrido bem. Mas também sei que aparecerão momentos mais difíceis em que os velhos hábitos quererão regressar. Quero estar preparada. Procurando reflectir, mas também recorrendo a todo o tipo de muletas se for preciso. Sei que se tiver coragem, se persistir até ao fim, um dia não vou mais precisar delas. Não do mesmo modo. Terei interiorizado novos hábitos e, acima de tudo, uma forma mais saudável e equilibrada de me relacionar com o meu corpo. Nesse dia poderei, finalmente, dizer: Eu mudei!

1 comentário:

Flávia disse...

Oi Marisa,

Eu me peso TODOS OS DIAS. Sempre de manhã, em jejum. As variações de peso também não me incomodam, com o tempo começamos a "entendê-las". Mas sei que isso não é prá todo mundo...
Em outubro/novembro do ano passado viajei e fiquei praticamente sem me pesar e não engordei. :)
Mudei muito, mas ainda preciso desses organizadores externos.

Beijos