Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

sábado, 26 de abril de 2008

Gula (quase) consciente

Coisinha boa, boa para quem está num processo de perda de peso é ter que jantar num buffet de comida Brasileira. Quando eu digo TER QUE é porque, se tivesse grande opção, preferia jantar num restaurante que me permitisse optar por peixinho e saladinha sem grandes molhos. Enfim coisinhas de que eu gosto e que não me fazem sair da dieta ou ficar a olhar para os pratos hiper-calóricos dos outros e roer-me de vontade.

Mas era o jantar de aniversário do caçula da família não dava como não ir, né? Para além de que, já boicotei a ida àquele restaurante algumas vezes nos últimos tempos...ehehe Desta não dava. E como a malta está toda em mudanças de casa e o dinheiro não abunda, o buffet é uma alternativa razoável em termos de preço, o restaurante em questão é engraçado, a comida porreira e, mais importante, o meu (mano) caçulinha lindo adora picanha, salsicha brasileira e aqueles acompanhamentos crueis (para quem está balofo ou balofinho) com que os Brasileiros nos (aos desgraçados que se desunham para voltar à forma) torturam.

Como é que a gaja aqui se portou? Nem de forma exemplar nem verdadeiramente mal. Tal como decidi antes de ir.Optei pelas saladinhas (sem maioneses e afins), picanha em quantidade moderada (separando aquelas gordurinhas deliciosas...um exercício nada pacífico na minha mente rs), um pouquinho de feijão preto, arroz e farinha de pau. Ignorei tudo que era enchido, salgadinho, pão de queijo, carne de porco e carninhas com molhos. Tudo acompanhado de água.

Onde pequei? Mandioca frita e banana frita.
Tinha antecipado a coisa, decidido que ia ser um jantar de excepção e que esse era o pecado que me ia permitir. Viver com muitas restrições o tempo todo aumenta os desejos, a vontade de aparvalhar e atacar petiscos bem piores sem dó nem piedade. Acho bom abrir tréguas de vez em quando e comer algo que não faz parte da ementa do dia-a-dia. Só não acho bom se o fizermos em quantidade que coloque em causa o esforço dos outros dias. Aí perde o sentido, né?

Só não tinha planeado repetir o pedaço de banana frita e comer QUATRO pedaços (pequenos) de mandioca frita. Isso per si vai fazer com que não emagreça esta semana? Nop. Mas era perfeitamente desnecessário. A vesicula continua zangada comigo e não reagiu muito bem. Já não estou habituada a comer mais e muito menos fritos. Senti-me enfartada, algo indisposta e não gostei da sensação. Agarrei em mim e fui fazer uma bela caminhada. Mas daquelas nas calmas, com algumas paragens a ver montras e tal. Estava molenga. No regresso, uma hora e tal depois, continuava a sentir-me desconfortável. Ao mesmo tempo, foi engraçado perceber que os meus limites mudaram tanto em tão pouco tempo. Comi mais e pior do que teria comido em casa, mas também tenho a consciencia que não me excedi assim tanto que justificasse essa reacção. Não esperava. Para a próxima serei (espero) mais comedida. Repetir sem ser por fome, ainda para mais fritos, não compensa.

Agora tenho-vos como testemunhas: Não tenho desculpas para não fazer tudo certinho esta semana. Já me permiti a excepção e alimentar a gula.

2 comentários:

Flávia disse...

Oi Marisa,

Nossa fiquei surpresa com o que vc falou lá no blog!
Já ouvi todo tipo de asneira em relação à dieta e alimentação...parece que todos se acham no direito de opinar sobre a nossa vida não achas? Isso é outra coisa que me irrita. :)

Beijos

Marisa disse...

Ui..se eu te contasse os outros disparates que já ouvi. rss Mas aquele tipo de comentários tem mais a ver com ignorância relativamente aos reais benefícios da actividade física e do emagrecimento gradual com uma alimentação equilibrada do que outra coisa.

Acho bem mais terrível aquela mania de empurrar todo o tipo de guloseimas àqueles que estão em dieta. Tipo "deixa lá a mania das dietas", "é só hoje,. Come lá,", etc. Aí já não é ignorância mas desrespeito pelas opções dos outros e, como tu dizes, a mania de opinar sobre a vida dos outros.