Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

sexta-feira, 23 de maio de 2008

O prazer das excepções

Domingo passado fui jantar fora. Estive quase para pedir peixe grelhado. Mas pensei, porque não uma picanha? Gosto tanto, não como há um tempo, tenho feito tudo tão certinho, porque não oferecer-me algo diferente?!

A alimentação pode e deve ser um prazer. Para isso, também é preciso diversificar. Essa conversa do temos que fazer tudo certinho, todos os dias, a toda hora, para mim não serve. Dá-me logo ganas de aparvalhar. Acho que só temos que fazer tudo certinho a maioria das vezes. De resto, viver em controle excessivo o tempo todo só alimenta a vontade de comer como se não houvesse amanhã.

Tirei a barriguinha de miséria, mas de forma controlada. Comecei com meio queijo fresco de cabra. O queijo de cabra é o único a que não pareço ser intolerante, mas tinha excluído também por precaução até estar recomposta. Aquela foi a excepção. Um presente a mim mesma que me soube pela vida. rs Perguntei ao empregado quais eram os acompanhamentos da picanha e negociei com ele as alterações necessárias. Por exemplo, pedi para vir mais couve mineira no lugar das batatas fritas. Comi também um pouco de feijão preto, farofa e arroz. As frutas para acompanhar foram em versões ao natural. Bebi um copo de vinho que me soube também pela vida. Et voilá: todo o prazer sem estragar a dieta. Se comi para emagrecer? Ná. Mas também não comi para engordar, até porque a seguir ao jantar seguiu-se uma bela caminhada.

Às vezes, tem que ser assim. Aposto que sem esse jantar, tinha passado estes dias de TPM maluquinha para assaltar a queijada que está no frigorífico (e que eu adoro) ou para provar as guloseimas do lanche de quarta-feira. Assim, nem liguei. Porque? Porque não me sinto em restrição ou sacrificada. Estou a curtir os prazeres de me alimentar de forma diferente e isso, por agora, tem-me bastado. Até já começo a duvidar se retirava assim tanto prazer da alimentação quando comia demais. No jantar de Domingo, teria comido os fritos, teria comido quase tudo o que vinha naquela travessa e teria ficado enfartada por uma série de horas. Isso teria-me dado mais prazer? Não me parece.

10 comentários:

Victória disse...

Olá linda, acho que fizeste muito bem, um dia não são dias e se não o tivesses feito, provavelmente ficavas a pensar nisso e ias cometer algum deslize bem grande, como a queijada, etc. Além do mais, acho que nem cometeste grande pecado, fizeste opções light em detrimento das mais calóricas e essa caminhada fez desaparecer todas as calorias a mais! Beijinhos e om fim de semana light!

Anónimo disse...

Êta mulher que sabe escrever e pensar, hein!
*
Tens toda a razão! Não se pode privar uma existência do prazer que é saborear algo que gostamos!!!
*
Eu não vou me privar de nada, de modo nenhum! Decidi apenas "dar um tempo"... Tenho compulsão alimentar crônica, grave que me rendeu "50 quilos" de gordura!!!
*
Vou experimentar outros prazeres, por um tempo, até chegar num IMC mais saudável, até sair da "obesidade grave"... E sabe que tenho aprendido a gostar de algumas coisas que não me passavam pela garganta!!!
*
Foi muito bom te conhecer e me esclarece uma dúvida cruel, sou do Sul do Brasil e queria saber se a expressão "Bebi um copo de vinho que me soube também pela vida", quer dizer que foi maravilhoso?
*
Adorei seu estilo!

Lanky disse...

Marisa, concordo 100% com tudo que você falou.

Privações exageradas são apenas uma forma de maquiar o problema. E, como sabemos, maquiagens não duram muito tempo.

Ah, e obrigada por me avisar que eu tinha escrito 10 coisas pra fazer antes de morrer ao invés de 8 rsrsrsrsrs. Eu também morri de rir quando me dei conta! Fazer o quê? A vida é muito curta... :p

Beijão!

Papoila disse...

olá Marisa!
adorei o post que foi ao encontro de um que ando a "matutar" :)))

mas vim aqui falar de outra coisa: o iogurte. Não me parece q dê pra fazer com leite de soja, até porque aquilo não é leite no sentido real do termo. E os iogurtes de soja tb são feitos através de processos industriais, como aglomerantes, espessanbtes e essas tretas todas. Resumindo: não há ali lactobacilos!
Mas nem tudo está perdido: ou fazes como eu com leite sem lactose ou, se a proteína do leite de vaca te prejudicar, fazes com leite de cabra! a president tem leite de cabra em pacote, especial alimentação de crianças. e tb sei q há leite em pó de cabra, n tenho visto nos supermercados grandes, mas as "mercearias finas" devem ter :)
um iogurte natural diluido num litro de leite, dúvido q te faça mal! :)))
beijo

Tammi disse...

Oi Marisa! Você tem toda a razão. Se eu me controlar SEMPRE, O TEMPO TODO, não serei feliz. Eu não concordo com dietas radicais e nem com NUNCA poder dar uma escapadinha. Precisamos ter uma vida normal. Fez bem em comer a picanha. Você estava com vontade e tinha todo o direito! Olha só, deixei uma brincadeira pra ti no meu blog, se queres fazer é só dar uma passadinha lá. Se não puder tirar a voto da mesa do computador, só escreve o que tem na sua mesa e passe para 3 pessoas. Beijos!

disse...

Sim, Marisa, abandonar os prazeres de uma refeição diferente e agrádável é como pedir prá colocar todo o resto a perder. Não há perda de peso que justifique tb a perda do prazer. E é mais gostoso ainda quando já aprendemos como usufruir da boa comida com o mínimo de controle prá poder comer bem e sem culpa, não é? Parabéns. Zá.

PS: Gostas mesmo de manter essas letrinhas de confirmação de comentários? Bjs.

Estela disse...

Olá!

É bom saber que defendes o mesmo que eu...e que são essas pequenas asneiras que nos fazem sentir normais, que não nos "excluem" num jantar, numa festa, são elas que nos fazem o equilibrio necessário para conseguirmos levar a cabo todos os dias que nos alimentamos de forma saudável!

beijinhos!

Petits Mariages disse...

Amiga Diva! eu acho que ficar com água na boca acaba com a sua dedicação mas pra frente. Afinal, mas cedo ou mais tarde, nós começaremos a ficar indignadas por não podermos comer tantas das coisas que comeremos tudo de uma vez só! Bjoss
Te espero lá no meu cantinho!

Mary disse...

"A alimentação pode e deve ser um prazer."
Aprovada!!!!!!!!
Adoro saber que posso sim comer coisas gostosas e não me sentir culpada! Temos como equilibrar nossa alimentação e ficarmos bem!!!
Beijos.

Flávia disse...

Marisa,

Pensar "isto eu não posso" é o começo do fim para mim! Quando não penso assim, tudo flui e eu emagreço. Quando resolvo radicalizar dá em merda!

Estás no caminho certo querida.

Beijos