Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

domingo, 18 de maio de 2008

Voltar à forma

Ando meio desaparecida e ocupada com uma série de coisas. Mas também numa daquelas fases em que me apetece estar com os meus botões. Preciso de rever umas coisinhas comigo mesma e começar a alterar o enfoque da perda de peso para o retorno à boa forma.

Estou a precisar de estruturar um plano de exercícios com cabeça, tronco e membros. Inicialmente, estabeleci como meta melhorar a capacidade cardio-vascular, mas acima de tudo, aumentar a capacidade do meu pé e joelho (ambos com problemas) para mais tarde poder ingressar no ginásio. Não é que não o pudesse fazer desde logo, mas, sinceramente, ir para o ginásio fazer coisas como passadeira não me apetece. Para isso, prefiro fazer algo que me dê mais prazer (e grátis) como caminhar ao ar livre e treinar na elíptica à hora que me apetece ou que me dá mais jeito.

Durante este tempo, fiquei longe de cumprir a minha meta. Pretendia reavaliar a resposta do pé e joelho ao exercício quando estivesse algures entre os 70 e os 75 kg e, caso estivesse a correr a bem, inscrever-me no ginásio. Com um peso superior, o esforço é demasiado para o pé. Cada vez que me lembro do escândalo que a fisiatra fez ( é uma bruta aquela mulher rs) quando me viu com 65 ou 66 kg, isto é, no limite do meu IMC normal... Já achava uma brutalidade para um pé com tendinites. Imaginem se me tivesse posto a vista em cima com 91, 4. rs (claro que não foi por acaso que não me viu nessa altura ;) ). Portanto, pensar em apostar no ginásio algures entre os 70 e os 75 kg pareceu-me razoável. Acontece que isso implicava muito trabalhinho e persistência, a cada dia e durante alguns meses. Coisa que até aqui não aconteceu. Por um lado, a minha saúde não me tem facilitado vida. Por outro, não tenho levado a coisa suficientemente a sério e acabo por ceder à preguiça. Não é preciso ser muito inteligente para perceber que estando agora nos 78, já não vou conseguir estar como pretendia aos 75.

Nos últimos dias, voltei a fazer elíptica e a caminhar mais a sério e pude constatar que andei para trás. Tive dificuldades em coisas que há 2 ou 3 semanas já fazia com mais à-vontade, inclusivamente tive algumas dores no joelho e o pé inchou um bocado. Isto lembrou-me de algo que estou fartinha de saber: Voltar à forma exige muita dedicação, muita vontade e muita persistência. Acima de tudo, tem que haver continuidade e desejo de nos superarmos. Não pode ser de outra forma.

Acho que tenho andado demasiado centrada na alimentação e na réguinha ali acima. Acabei por me dispersar um bocadinho dos meus objectivos que vão muito para além do peso em si. Este é o momento em que preciso de me enfiar com os meus botões e repensar as minhas metas e os meus desejos para o futuro (próximo).

1 comentário:

Flávia disse...

Hora de Pensar!!!

Eu quando comecei a emagrecer via as atividades físicas como uma forma de evitar a flacidez, imagina, tinha que emagrecer 60kg!
Depois de um tempo, minha preocupação passou a ser TAMBÉM o meu preparo físico, meu desempenho e isso é uma abordagem maravilhosa para mim, porque não permite que me acomode.

O corpo é uma máquina que precisa de combustível (comida), trabalho (exercício) e descanso (sono) todos os dias. Máquina que não trabalha enferruja!!

Voltar à forma é mesmo muito dificil, por isso pense que não é justo com seu corpo estar sempre partindo do zero, depois de alcançar um certo nível!

Beijos