Rumo ao Alvo (Inicio: Março 2008)

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Sacrifício?!

O feriado de ontem foi um daqueles dias bons para a engorda. Come e dorme. Impressionante. Dormi a manhã inteira. Almocei. Uma dor de cabeça daquelas. Aguentei-me um tempo. Um analgésico e adormeci pouco depois. O gajo da casa acordou-me à hora do jantar. Obriguei-me a não adormecer depois do jantar. Aguentei-me umas horas contra vontade e consegui dormir a noite inteira. E julgam que hoje estou cheia de energia?! Tenho tanto, tanto sono. Se calhar são as hormonas tresloucadas. A menstruação veio hoje. Estou aqui a tentar convencer-me a fazer a caminhada ao final da tarde, mas só consigo sonhar com a minha caminha. Ainda vou pensar melhor nisto.

Seja como for, a alimentação prossegue certinha. Entrei numa fase em que consigo retirar prazer das minhas paparocas light, ficar perfeitamente satisfeita com as quantidades que me permitem ir perdendo peso (embora mais lentamente agora) e não me chatear nadinha por não comer o mesmo que os outros. Na quarta-feira passada tive umas amigas cá em casa. Todas as quinzenas nos encontramos para um lanche ajantarado. Desta vez, calhou em minha casa. Sempre adorei lanchinhos. Petiscos, pão, tostas, salgadinhos, bolinhos, etc. Acreditam que nem me ocorreu provar alguma daquelas coisas? Levei as minhas tostinhas de arroz integral e paio de peru para a mesa. O único cuidado que tive foi em colocar logo no prato a quantidade que ia comer, para não me distrair à conversa e comer demais. E como previ logo conversa de horas à mesa, dei-me a liberdade de repetir se me apetecesse. Coisa que nem fiz. A única coisa que fiz de diferente foi beber sumo light, já que não tenho esse hábito.

Acho que uma das coisas que contribui para esta forma mais relaxada de me relacionar com a alimentação é o facto de não viver em restrições excessivas. Raríssimas vezes sinto fome. No final das refeições estou sempre mais que satisfeita. As alterações que fiz são mais qualitativas do que quantitativas. Aliás, se contabilizar tudo o que como ao longo do dia, até como mais do que comia antes na maioria das vezes. Mas como de uma forma racional. Não como uma hora depois de ter comido, mas também não deixo ultrapassar as 2,5 (3 no máximo). Não como até abarrotar numa refeição, para depois comer uma miséria na outra. Está tudo distribuído ao longo do dia e de forma equilibrada. Também não excluí grupos alimentares, mas alterei o tipo de alimentos e confecção dos mesmos. Todas as minhas refeições de manhã à noite incluem hidratos carbono e proteínas. Mas opto pelas versões integrais (ex: arroz integral) e com menos gordura. A excepção são os peixes. Adoro peixes gordos, tipo salmão ou dourada. Mas são gorduras do bem, boas para a saúde e como-os grelhados. Tudo isto permite manter-me saciada. Se me apetece algo doce, na maioria das vezes, como bananas ou manga ou iogurtes de soja. Quanto ao modo de confecção opto a maioria das vezes por grelhados e cozidos. Experimentem cozer um frango com bastante cebola, alho e ervas aromáticas. Depois digam-me se não sabe bem. Outras vezes, cozinho em panelas anti-aderentes, uso e abuso de ervas aromáticas e especiarias, o que me permite fazer pratos saborosos, mas com muito pouco azeite(e com muito menos sal também). E claro, como muitas saladinhas, legumes e sopas durante as refeições principais. Também bebo muita água, mas isso já bebia antes, portanto não é novidade.

De vez em quando, permito-me qualquer coisa diferente. De há um tempo para cá, comecei a fazê-lo antes de surgirem os desejos e tem resultado lindamente. Permite-me comer com moderação e evitar que eles surjam mais tarde de forma incontida.

Quem disse que fazer dieta tem que ser um sacrifício desmedido?! ;)


Meninas, obrigada pelas palavrinhas de força. São umas queridas. :)) Estou meio de corrida e com esta dor de cabeça que não me deixa (raios parta as hormonas!), mas logo que possa vou fazer as visitinhas da praxe. Beijinhos

1 comentário:

Flávia disse...

Oi Marisa,

Concordo com tudo o que disseste. Emagrecer pode e deve ser um prazer. Acho que a cada dia fica mais fácil nos atermos à nossa alimentação sem maiores dramas. Sinceramente? EU ADORO O QUE EU COMO! Claro que tem dias em que gostaria de comer mais, ou comer bobagens...e eu como! Vou administrando tudo de forma a não passar vontade e emagrecer.

Quanto aos homônios...isso é assunto para uma palestra! rsrsrsrs

Beijos